Núcleo oferecerá serviços contábeis e fiscais na Uerr

Oficinas, cursos e atendimento ao contribuinte serão oferecidos por meio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal)

28 de maio de 2015 13:43

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | |

O Campus de Boa Vista da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) terá um espaço para a Educação Fiscal, por meio de trabalhos técnicos e científicos, oficinas, cursos e atendimento ao contribuinte. Os serviços serão disponibilizados por meio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), criado após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) e Delegacia da Receita Federal.

Com a criação do NAF, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Uerr poderão colocar em prática o conteúdo teórico visto em sala de aula. O núcleo oferecerá capacitação aos acadêmicos e professores sobre a matéria tributária no âmbito federal e estadual, e terão informações sobre os instrumentos disponíveis para cumprimento das obrigações fiscais. Além disso, serão programadas ações de orientação a pessoas físicas e pequenas empresas com menor acesso às orientações contábeis e fiscais básicas.

O reitor da Uerr, Regys Freitas, destacou que é de suma importância a parceria com duas das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento do Estado, referindo-se a Sefaz e a Delegacia da Receita Federal. “Nossos acadêmicos terão o contato verdadeiro com a prática e poderão trazer para a universidade, novas políticas a serem implantadas através das pesquisas e projetos de extensão”, explicou.

Na avaliação do secretário estadual de Fazenda, Kardec Jakson Silva, a cooperação entre as três instituições representa um grande avanço, pois atenderá alunos e comunidade com a conscientização sobre a importância da arrecadação e destinação destes valores em serviços públicos. “Para funcionar, o Estado precisa arrecadar e qualquer ação voltada para fortalecer a informação sobre tributos é bem vida. Nossa intenção é inserir, cada vez mais, a Educação Fiscal nas escolas da rede pública”, pontuou.

Já o delegado da Receita Federal, Omar de Souza Rubim Filho, pontuou que, por meio do núcleo, os alunos de contabilidade vão interagir de forma intensa com o Fisco e pontuou que o NAF poderá também atuar na área aduaneira, considerando tem o Estado tem duas fronteiras (Guiana e Venezuela), além da Área de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim. “Atualmente o atendimento ao público no estado é feito 80% de forma virtual no núcleo será oferecido o autoatendimento gratuito e orientado, onde todas as demandas dos contribuintes junto ao fisco serão resolvidas”, concluiu.

Via BV News

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br