Novo observatório social é constituído em 2º Encontro Estadual

Além das cidades de Erechim, Cruz Alta, Lajeado e Santa Maria, já filiadas a Rede OSB, Pelotas torna-se, com subsidio da Anabb, o quinto município gaúcho a constituir um observatório no Estado.

11 de outubro de 2013 16:37

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Breda: “A Constituição nos possibilita o controle social” (Foto: CRC/RS News)

Nos últimos dias 09 e 10 o auditório da  Sociedade Educacional Monteiro Lobato – Faculdades FATO sediou o 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul. O  evento reuniu mais de 70 pessoas, representando várias entidades nacionais entre organizações, conselhos, sindicatos, empresas e associações, e foi promovido pelo Comitê Gestor do OS-RS, com o apoio da FATO, da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e do Observatório Social do Brasil (OSB),

Nas manifestações iniciais, o presidente do CRCRS, Zulmir Breda, elogiou e ratificou o apoio a implantação de Observatórios Sociais, citando que o projeto é sempre referenciado nas reuniões realizadas em todos os seminários que o Conselho promove, que são de 15 em 15 dias em cidades do Estado, abrangendo todas as regiões, sempre após a solenidade de abertura. Na ocasião, são apresentados os projetos que compõem o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) aos representantes da administração municipal, do Condica, do setor público e das entidades.
“É importante difundir essa ideia nos municípios e estimular a implantação de Observatórios Sociais. Precisamos de uma correta aplicação dos recursos públicos e de transparência nos gastos”, declarou Breda.

Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil, Roni Enara (Foto: CRC/RS News)

O vice-presidente para assuntos de Controle e Defesa Social, Ney da Nóbrega Ribas, e a Diretora Executiva, Roni Enara, do OSB deram seguimento ao Encontro. Ney, lembrou que nos dias 4, 5 e 6 de novembro, ocorrerá, em Curitiba, o 4º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais do Brasil, simultaneamente ao Simpósio de Educação Fiscal e Controle Social e o Fórum Transparência e Competitividade.

 Como resultado prático da ação dos OSB, Ribas apresentou o número de R$ 305 milhões, aproximadamente, como economizados, em 2012, a partir do efetivo acompanhamento nas licitações das prefeituras.
Roni, mostrou a metodologia de trabalho, o fluxograma dos procedimentos, os objetivos e a estrutura do OSB. As atividades se desdobraram em outras orientações, como a da utilização de Indicadores de Gestão Pública (IGP), funcionalidade criada pelo Secretário Executivo do Observatório Social de Lajeado – RS, Adriano Strasburguer, que é difundida em toda Rede OSB; discussão sobra utilização do Sistema Informatizado de Monitoramento das Licitações, depoimento das experiências dos Observatórios Sociais de Cruz Alta e Erechim; e apresentação do projeto Sebrae sobre compras públicas e capacitação da micro e pequenas empresas (MPEs).

O segundo dia contou com a constituição do Observatório Social de Pelotas. (Foto: Divulgação)

No segundo dia de atividades, foi realizada a assembleia de constituição do mais novo observatório social gaúcho, que atuará na cidade de Pelotas. A criação da entidade é fomentada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), que tem uma parceria assinada com OSB e destina recursos mensais para criação e manutenção de cinco Observatórios Sociais em cidades onde há diretorias da Associação. Agora o Rio Grande do Sul possui cinco Observatórios Sociais já instalados. Além de Pelotas são filiadas à Rede OSB as cidades de Erechim, Cruz Alta, Lajeado e Santa Maria.

Com informações do CRC/RS News

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br