Dados sobre toda a administração pública estarão disponíveis no Portal de Dados Abertos
Informações sobre todos os órgãos públicos do Distrito Federal poderão ser acessados em celulares e tablets. É o que pretende o GDF (Governo do DF) que, a partir da próxima segunda-feira (21), deixará disponível na internet dados sobre toda a administração pública do DF. A idéia é incentivar que moradores da região criem aplicativos para os eletrônicos.
A informações sobre os órgãos públicos do DF poderão ser acessadas no Portal de Dados Abertos, criado pela Seplan (Secretaria de Planejamento). Com a iniciativa, o DF passa a ser a terceira unidade da Federação a dispor o acesso às informações brutas do Estado aos moradores.
Também na próxima segunda-feira (21) será lançado o aplicativo e-Visitante, que poderá ser baixado em celulares e tablets. A proposta é fazer com que qualquer pessoa, principalmente os turistas, obtenham informações pelo celular e tablet sobre hospitais, delegacias, parques e pontos turísticos dentro do Distrito Federal, com mapas e telefones para contato.
— O objetivo desse aplicativo é fazer com que o visitante e a população se aproximem da gestão do Estado. Quando se coloca o e-Visitante, conseguiremos identificar quais os pontos turísticos de maior movimento e teremos uma reposta de como está a conservação, por exemplo, explicou a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Seplan, Renata Canuto Dumont.
Desenvolvido desde setembro de 2013, o aplicativo estará nas lojas on-line da Apple e da Google Play para download gratuito. De acordo com a Seplan, a expectativa é de que quase 300 mil pessoas baixem o aplicativo nos primeiros dias. O e-Visitante pode ser acessado em português, inglês, francês e espanhol. A expectativa é que a ferramenta ganhe, posteriormente, outras traduções.
Outros aplicativos
Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões para aquisição de hardware, software e contratação de mão de obra de apoio aos técnicos. Com esse valor, também foram desenvolvidos outros três aplicativos: Agente Cidadão, e-Serviço e e-Fiscal.
O Agente Cidadão, que estará em funcionamento no mês de junho, oferecerá aos moradores de todo o DF a possibilidade de interagir com órgãos do governo, solicitar informações ou demandar serviços da Ouvidoria, asfaltamento, iluminação pública e poda de árvores. Esses temas, segundo a Seplan, foram responsáveis por 60% dos 219 mil contatos feitos pela população em 2013.
Com previsão de lançamento para setembro, o e-Serviço é um aplicativo voltado à obtenção de serviços de órgãos do governo, como segunda via de contas da CEB e Caesb e notificação de falta de luz.
A última ferramenta, o e-Fiscal, deverá estar disponível em novembro e auxiliará os servidores a prestarem serviços à população. Com ele, por exemplo, será possível identificar áreas de risco por parte da Defesa Civil. Todos os programas foram desenvolvidos por técnicos do quadro de pessoal do GDF.
Via R7
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: [email protected]