MANDAGUARI – 14% do eleitorado adere às 10 medidas anticorrupção

A meta sugerida pelo Ministério Público é de 5%. As ações foram organizadas pelo OS Mandaguari (ADAMA), com incentivo do OSB e apoio do MP-PR

20 de novembro de 2015 18:24

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | | | | | |

A campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” atingiu 14% do eleitorado do município de Mandaguari, na região Norte-Central paranaense. Ao todo, foram coletadas 3.721 assinaturas em apoio à iniciativa na cidade, que tem aproximadamente 26 mil eleitores. A campanha anticorrupção é uma iniciativa do Ministério Público Federal e conta com o apoio do Ministério Público do Paraná.

As ações na comarca foram organizadas pelo Observatório Social de Mandaguari (ADAMA), com incentivo do Observatório Social do Brasil e com apoio do MP-PR, por meio do promotor de Justiça Vilmar Antônio Fonseca. Também foram parceiros na coleta de assinaturas: Rotary Club Mandaguari – Família; Rotary Club de Mandaguari; Lions Club de Mandaguari; Elos Clube de Mandaguari; Conselho Tutelar; Loja Maçônica Estrela do Norte II; Loja Maçônica Mandaguari; APAE de Mandaguari; Empresas locais; Associação de Senhoras de Rotarianos; Mídia local; Empresas de publicidade sonora; Igreja Nossa Senhora Aparecida; Prefeitura Municipal; Câmara Municipal; e Associações, Conselhos e Sindicatos.

As fichas de assinaturas coletadas foram entregues à Promotoria na última semana pelo presidente do Observatório Social de Mandaguari, Antônio Teixeira Veloso Neto, para encaminhamento ao Ministério Público Federal.

Propostas – A campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” é uma iniciativa apartidária que visa coletar assinaturas dos cidadãos para que propostas anticorrupção sejam levadas, como um projeto de lei de iniciativa popular, ao Congresso Nacional. São medidas que buscam aprimorar o sistema jurídico, de modo a prevenir e reprimir a corrupção e a impunidade no país. Elas tiveram como ponto de partida a experiência de atuação do Ministério Público, foram desenvolvidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato, do MPF, e contam com o apoio do Ministério Público do Paraná. Confira a íntegra de todas elas.

Para que elas sejam levadas ao Congresso, é necessário coletar no mínimo 1,5 milhão de assinaturas em todo o país. As assinaturas devem ser encaminhadas apenas em meio físico, e não por meio digital, contendo todos os dados necessários, como nome completo, data de nascimento, número do título de eleitor, zona e seção eleitoral e assinatura (Saiba mais).

Mobilização – O Ministério Público do Paraná vem realizando ações em apoio à campanha em todo o estado. Também foi criado um hotsite especial com informações e materiais necessários à divulgação da iniciativa (acesse). A ideia é que membros, servidores, estagiários e os cidadãos em geral encontrem, em um mesmo espaço, as principais informações sobre o projeto; o resumo das medidas; a ficha de apoiamento para impressão; um passo a passo de como acessar o site do TSE para consultar o número do título eleitoral, zona e seção; além de materiais de divulgação elaborados pelo MPF e adaptados para a parceria com o MP-PR, como banners, cartazes etc.

Todos podem se mobilizar nessa campanha! As medidas sugeridas visam melhorar a legislação e, com isso, reduzir o sentimento de impunidade que está presente em toda a sociedade. E isso será possível quando os atos de corrupção forem combatidos com mais efetividade. Todos os cidadãos podem imprimir a lista de apoiamento no hotsite da campanha, buscar a assinatura entre amigos e familiares, divulgar as medidas nas redes sociais, enfim, disseminar a iniciativa entre todos.

Saiba mais!
Clique aqui e acesse o hotsite da campanha.

Com Informações do Observatório Social de Mandaguari
Via Ministério Público do Estado do Paraná

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br