Jean Pedroso é eleito novo Presidente do Observatório Social do Brasil

Nova diretoria assume a gestão do Sistema OSB na busca pela excelência do trabalho e concretização do propósito do OSB, propostas da chapa “A DIFERENÇA SOMOS NÓS”

Quarta-feira, 13/04/2022, o Sistema OSB, integrado por seus 150 Observatórios e mais de 3.500 voluntários, elege e empossa em sessão ordinária sua nova diretoria para a gestão 2022/2024. A Chapa “A DIFERENÇA SOMOS NÓS” assume a gestão do Observatório Social do Brasil, tendo à frente a empresário Jean Pedroso como presidente do conselho de administração.

Jean Pedroso está no Sistema OSB desde 2014, quando da fundação da unidade do OSB-Rio do Sul, em Santa Catarina. Como representante da ACIRS – Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul, Jean foi o grande motivador da implantação do Observatório na cidade. Em 2014 esteve na função de Conselheiro da unidade, assumindo em 2016 a presidência. O empresário compôs a Diretoria de Comunicação do Observatório Social do Brasil da gestão 2020/2022, onde promoveu resultados expressivos de crescimento e maior interação com a sociedade brasileira difundindo e divulgando, com uma estratégia mais informal e acessível para o cidadão, temas antes considerados complexos como Controle Social, Transparência Pública, Integridade e outros.

Jean Pedroso assume a Presidência Nacional do Sistema OSB destacando que “Precisamos enquanto cidadãos sermos mais atuantes em relação à coisa pública, propor mudanças na gestão quando falamos em Prefeitura, provocar a mudança em legislar quando falamos de Câmara de Vereadores, e estimular o Controle Interno para ser influente, exigir compliance, mais transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. Essa atitude cidadã pode levar à excelência da gestão pública e melhorar o futuro do nosso país, que é o propósito do OSB.”

Raul Groppo, empresário fundador e ex-presidente do OSB Limeira-SP, continua na presidência do Conselho Superior do OSB, tendo sido responsável pela evolução estratégica do Sistema e apoiado os OSBs locais no mister de alavancar o planejamento estratégico e buscar reconhecimento da sociedade. “Foram 2 anos desafiadores, para o nosso Sistema OSB e para todo o mundo. Saímos disto mais fortes, buscando honrar quem não está mais conosco. Afinal, a Diferença Somos Nós!” registrou Raul na AGO do Processo Eletivo na data de ontem. Raul é uma jovem liderança que continuará apoiando o Conselho de Administração do OSB no alcance do propósito de tornar o Brasil uma Área Livre de Corrupção.

Jean Pedroso respondeu algumas perguntas, confira:

COMUNICAÇÃO OSB – Jean, qual a expectativa para os próximos dois anos de sua gestão à frente do Sistema OSB?

JEAN PEDROSO – Foram 2 anos de pandemia que desafiaram todo o mundo, atingiram as empresas, as pessoas, e é claro que o Sistema OSB também foi atingido. Aquilo que era certo mudou de uma maneira muito acentuada, exigindo do OSB um reposicionamento na forma de trabalho, mas nunca perdemos o nosso propósito, nossos valores. Tenho certeza de que é isso que faz o nossos Sistema ser tão forte.

Para esses próximos 2 anos, queremos consolidar mais ainda o trabalho dos Observatórios, queremos buscar projetos que ajudem na sustentabilidade de todo o Sistema, colaborar ao trazer inovação para o Setor Público e ser a ponte para as cidades brasileiras entre os seus problemas diários e soluções quando nos referimos à transparência pública e ao desenvolvimento. Fazer o nosso principal evento “Congresso Pacto pelo Brasil” se tornar a referência mundial em controle social.

Importante reforçar a lembrança do nosso projeto “Voto Consciente”. Esse ano teremos as eleições mais importantes para o país, e queremos ajudar as pessoas a escolherem candidatos com compromissos firmes de tornar o Brasil um país melhor para todos nós, fundamentados no desenvolvimento real das cidades, na transparência pública em definitivo e no combate à corrupção.

 

COMUNICAÇÃO OSB – Santa Catarina é um dos estados com maior número de  Observatórios e um dos mais influentes quando o assunto é transparência pública, podemos esperar no OSB que a mesma visão e oportunidade seja compartilhada com os demais estados?

JEAN PEDROSO – Sim, um dos trabalhos do Observatório Nacional é levar o que acontece de bom nos observatórios locais para todo o Sistema. Nós pegamos os exemplos que dão certo e buscamos replicar para outras cidades e estados, assim avançamos mais rapidamente. E temos boas práticas em todas as cidades onde o Sistema OSB está presente, queremos levar as melhores práticas para todo o Brasil e contribuir para a excelência da gestão pública.

 

COMUNICAÇÃO OSB – Porque você entrou para o Sistema OSB?

JEAN PEDROSO – Sempre foi claro para mim que preciso fazer a minha parte para mudar o que não concordo. Não me sentia confortável em participar da política, por tudo que ouvia a respeito. A partir do momento da palestra de Sensibilização do OSB através de Ney Ribas e Roni Enara (lideranças do Observatório Social do Brasil), percebi de imediato a conexão com o Sistema, vi ali que eu poderia fazer a diferença na política sem precisar estar em um partido. E quanto mais fui conhecendo o OSB e sua metodologia de trabalho, mais fui me apaixonando. Sou um entusiasta do Sistema OSB, de todo o trabalho que fazemos, do que já conquistamos, da relevância que o Sistema alcançou para o nosso país. É gratificante ver tantos voluntários fazendo um trabalho maravilhoso pelo nosso Brasil. É um legado para todas as gerações. Sei que podemos e faremos mais por nossos municípios.

NOVA DIRETORIA

A nova diretoria e conselhos empossados, farão a gestão do Observatório Social do Brasil, no período 2022/2024. Confira os novos membros e funções:

Conselho de Administração

CargoNomeCidade/Estado
Presidente Jean Sandro Pedroso Rio do Sul-SC
VP Assuntos Administrativo-financeiros Gerson Stanichewski São Mateus do Sul-PR
VP Assuntos de Comunicação Eurilene Sousa de Abreu Joinville-SC
VP Assuntos de Tecnologia da Informação Fernando Yoris Chapecó-SC
VP Assuntos de Controle e Defesa Social Fábio de Freitas Lima Pato Branco-PR
VP Assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação Rosane Beatriz de Oliveira Villanova Guaíba-RS
VP Assuntos Institucionais e de Alianças Ney da Nóbrega Ribas Curitiba-PR

Conselho Fiscal

CargoNomeCidade/Estado
Conselheiro João Francisco dos Santos Sorocaba-SP
Conselheira Elza Martelli Xavier Mandaguari-PR
Conselheiro Ronaldo Dias Oliveira Curitiba-PR

Conselho Superior

CargoNova DiretoriaCidade/Estado
Presidente Raul Soares Groppo Limeira-SP
Vice-presidente Alexsandro Schu Santa Catarina - SC
Vice-presidente Marcelo Muritiba Dias Ruas Indaial-SC
Vice-presidente Paulo Henrique Rocha Leão Sete Lagoas-MG
Vice-presidente Leonor Venson de Souza Foz do Iguaçu-PR
Vice-presidente Jorge Leandro Lobe Blumenau-SC
Vice-presidente Márcio Adriano Bocchi Uberlândia-MG
Vice-presidente Flávio Orandes d’Alessandro Viana Medianeira-PR
Vice-presidente Maria Helena Simões de Carvalho Pindamonhangaba-SP
Vice-presidente Francisco Antônio Soeltl São Caetano do Sul-SP
Vice-presidente Gioia M. A. Tumbiolo Tosi São Paulo-SP
Vice-presidente Tatiana Quintela de Azeredo Bastos Rio de Janeiro-RJ
Vice-presidente Luciano José Faber Limeira-SP
Vice-presidente Walter Aguiar Araçatuba-SP

Membros Natos do Conselho Superior

 

CargoNomeCidade/Estado
Membro nato (in memorian) Belonice Fátima Sotoriva Erechim-RS
Membro nato Ney da Nóbrega Ribas Ponta Grossa-PR
Membro nato Ater Carlos Cristófoli Campo Mourão-PR
Membro nato Eduardo José D. Araújo Maringá-PR

Da Redação – OSB

Diretoria de Comunicação: Eurilene Abreu

Revisão Geral: Roni Enara

Texto/Reportagem: Felipe Alves

Artes/Programação: Mateus Andrade

Atualizada em: 18/04/2022, 18h

imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br