Jean Pedroso respondeu algumas perguntas, confira:
COMUNICAÇÃO OSB – Jean, qual a expectativa para os próximos dois anos de sua gestão à frente do Sistema OSB?
JEAN PEDROSO – Foram 2 anos de pandemia que desafiaram todo o mundo, atingiram as empresas, as pessoas, e é claro que o Sistema OSB também foi atingido. Aquilo que era certo mudou de uma maneira muito acentuada, exigindo do OSB um reposicionamento na forma de trabalho, mas nunca perdemos o nosso propósito, nossos valores. Tenho certeza de que é isso que faz o nossos Sistema ser tão forte.
Para esses próximos 2 anos, queremos consolidar mais ainda o trabalho dos Observatórios, queremos buscar projetos que ajudem na sustentabilidade de todo o Sistema, colaborar ao trazer inovação para o Setor Público e ser a ponte para as cidades brasileiras entre os seus problemas diários e soluções quando nos referimos à transparência pública e ao desenvolvimento. Fazer o nosso principal evento “Congresso Pacto pelo Brasil” se tornar a referência mundial em controle social.
Importante reforçar a lembrança do nosso projeto “Voto Consciente”. Esse ano teremos as eleições mais importantes para o país, e queremos ajudar as pessoas a escolherem candidatos com compromissos firmes de tornar o Brasil um país melhor para todos nós, fundamentados no desenvolvimento real das cidades, na transparência pública em definitivo e no combate à corrupção.
COMUNICAÇÃO OSB – Santa Catarina é um dos estados com maior número de Observatórios e um dos mais influentes quando o assunto é transparência pública, podemos esperar no OSB que a mesma visão e oportunidade seja compartilhada com os demais estados?
JEAN PEDROSO – Sim, um dos trabalhos do Observatório Nacional é levar o que acontece de bom nos observatórios locais para todo o Sistema. Nós pegamos os exemplos que dão certo e buscamos replicar para outras cidades e estados, assim avançamos mais rapidamente. E temos boas práticas em todas as cidades onde o Sistema OSB está presente, queremos levar as melhores práticas para todo o Brasil e contribuir para a excelência da gestão pública.
COMUNICAÇÃO OSB – Porque você entrou para o Sistema OSB?
JEAN PEDROSO – Sempre foi claro para mim que preciso fazer a minha parte para mudar o que não concordo. Não me sentia confortável em participar da política, por tudo que ouvia a respeito. A partir do momento da palestra de Sensibilização do OSB através de Ney Ribas e Roni Enara (lideranças do Observatório Social do Brasil), percebi de imediato a conexão com o Sistema, vi ali que eu poderia fazer a diferença na política sem precisar estar em um partido. E quanto mais fui conhecendo o OSB e sua metodologia de trabalho, mais fui me apaixonando. Sou um entusiasta do Sistema OSB, de todo o trabalho que fazemos, do que já conquistamos, da relevância que o Sistema alcançou para o nosso país. É gratificante ver tantos voluntários fazendo um trabalho maravilhoso pelo nosso Brasil. É um legado para todas as gerações. Sei que podemos e faremos mais por nossos municípios.