COMPROMISSO PELA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Força Tarefa Cidadã é finalista do Prêmio IBGP sobre inovação pública

Da Redação/Secom TCU

Prêmio IBGP 10 Anos

Nesta quarta-feira (2/8), o Tribunal de Contas da União (TCU) concorrerá ao Prêmio IBGP 10 Anos, do Instituto Brasileiro de Governança Pública. A iniciativa Força Tarefa Cidadã foi selecionada como um dos projetos mais inovadores pela organização, e será apresentada durante o 1º Congresso IBGP de Inovação Pública. O objetivo do evento é divulgar iniciativas bem-sucedidas e estimular o desenvolvimento de princípios governamentais que melhorem a eficiência, eficácia e efetividade dos órgãos brasileiros. O congresso e a premiação serão realizados no Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Entre os 61 projetos inscritos, a Comissão Avaliadora do Prêmio IBGP 10 Anos selecionou 15 finalistas. A premiação levará em consideração cinco critérios para definir os vencedores. São eles: benefício para o cidadão; características inovadoras; maturidade do projeto; facilidade de replicação em outros órgãos; e custos de desenvolvimento. Junto com a Força Tarefa Cidadã, foram escolhidos outros importantes projetos de órgãos públicos brasileiros, como o Pix – Arranjo de Pagamentos Instantâneos Brasileiro (Banco Central do Brasil), e-Título na nuvem (Tribunal Superior Eleitoral) e Carteira Digital de Trânsito – CDT (Ministério dos Transportes), entre outros. Os vencedores do Prêmio IBGP 10 Anos participarão do evento de capacitação gratuita – 1º Workshop IBGP sobre Inovação Pública, na cidade de Boston, nos Estados Unidos, para intercâmbio com professores e especialistas em tecnologias inovadoras aplicáveis ao setor público brasileiro.

 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 1º CONGRESSO IBGP DE INOVAÇÃO PÚBLICA

Resultados da Força Tarefa Cidadã A Força Tarefa Cidadã – Compromisso pela Transparência Pública representa a efetiva união do controle externo com a participação cidadã em prol da sociedade, uma das prioridades da gestão do TCU. O projeto é uma ação colaborativa entre as Redes de Controle da Gestão Pública, a sociedade civil organizada e os gestores públicos municipais. Realizada em 2022, a iniciativa foi coordenada pelo TCU e teve a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e da ONG Observatório Social do Brasil (OSB). O trabalho de campo foi realizado por 150 cidadãos do OSB, treinados por auditores dos órgãos de controle. A fiscalização avaliou as ações de transparência ativa e passiva em 2.376 municípios de oito estados brasileiros. No total, os repasses fiscalizados somaram R$ 168,2 milhões. A auditoria constatou que ainda há elevado contingente de municípios que não atingem os níveis mínimos de transparência. Entre as cidades avaliadas, 66% não possuíam ferramenta adequada para divulgar informações, com portais de internet que não oferecem informações sobre licitações ou contratos, mas apenas publicam notícias já veiculadas na imprensa sobre a municipalidade. Mais da metade dos municípios avaliados não disponibilizam documentos ou informações específicas sobre suas obras públicas e/ou dispensa de licitações em saúde. Com isso, não é possível fazer consulta de informações básicas, como valores, períodos de execução, empresas contratadas, objeto, empenhos e pagamentos realizados. 

O trabalho concluiu que, embora existam diversas iniciativas para promoção da transparência pública, o estágio ainda é inicial e precisa ser desenvolvido. Há necessidade de agenda prioritária e específica para adoção de medidas de controle estruturante e que promova melhoria das ações de transparência. Conheça o Instituto Brasileiro de Governança Pública O IBGP é um centro de treinamento focado na capacitação de gestores, auditores e técnicos do setor público brasileiro, com a missão de contribuir com o aprimoramento da governança no setor público brasileiro por meio do desenvolvimento e qualificação de gestores, auditores e técnicos. A premissa do instituto também envolve o incentivo à pesquisa e à integração entre o mercado e entidades governamentais. Neste sentido, o IBGP promove estudos, debates e publicações sobre os temas de governança, riscos e controle no âmbito do setor público.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL
O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que representa 15% de toda a população do país. Com o envolvimento de mais de três mil voluntários, a cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilita também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

osbrasil.org.br

APOIO:

CONTATO:

Faça Contato Direto com a Coordenação da Força Tarefa Cidadã:

Email: ribas.ney@osbrasil.org.br

Telefone: 41 99988-6840

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br