Família OSB

ENFIM PRESENCIAL, ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS 2022

#ENOS2022 #BOASPRÁTICAS #SISTEMAOSB #VOLUNTÁRIOS

Após dois longos anos com a distância imposta pela Pandemia da Covid-19, o ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS – ENOS volta a ter uma agenda presencial. Com momentos de muita emoção o encontro proporcionou trocas de experiencias, aprendizado e novos compromissos assumidos entre os Observatórios.

Realizado desde 2009 o Encontro congrega os Observatórios Sociais, com o propósito de APROXIMAR  seus Voluntários e alinhar a atuação, capacitar e elevar o nome do Sistema OSB a todo país!

A edição do ENOS 2022 acontece de forma híbrida, presencial e digital. O formato presencial, realizado em conjunto com o 6° Congresso Pacto pelo Brasil na cidade de Foz do Iguaçu/PR, trouxe novidades sobre a Nova Lei de Licitações, resultados de projetos produzidos por grupos de trabalho e uma aproximação do Sistema para com suas unidades filiadas. Em dezembro acontece a etapa digital do ENOS 2022 com agenda propositiva e que contribua no planejamento de ações a serem realizadas no próximo ano. 

O ENOS é um dos eventos mais importantes para os Observatórios e acontece  em conjunto com o Congresso Pacto pelo Brasil, o grande evento anual do Sistema OSB, que congrega e convida cidadãos, agentes públicos e privados a refletirem e proporem a construção de uma agenda positiva em favor das cidades brasileiras.

A cada ano recebemos novos membros na família OSB, novos colaboradores, novos voluntários, novos diretores, novos Observatórios sendo criados. Mas a felicidade em congregar as boas práticas, o orgulho de pertencer ao Sistema OSB é a marca registrada do ENOS, #SomosSistemaOSB.

CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS 2022

Dentro da programação deste ano tivemos o Jantar de Premiação do 5° Concurso de Boas Práticas do Sistema, um momento divertido, com apresentação de ações e projetos dos Observatórios além de aprendermos um pouco mais sobre a história de alguns Observatórios, afinal, são mais de 16 anos de amizade que envolve esta Família, desde o projeto inicial até chegarmos a marca histórica de R$ 5 Bilhões que ajudamos a economizar nos municípios em que atuamos, de forma voluntária, monitorando licitações e colaborando com educação cidadã.

Ao som da canção “Hino da Cidadania”, um dos momentos mais emocionantes é o encerramento do Encontro, onde toda a Família OSB se abraça e se despede até o próximo encontro! A canção entoa um pedido: “Eu sei que ainda existe alguém honesto, honrado e de bem, que ama o Brasil de Verdade” e o Sistema OSB é a prova de que estas pessoas existem!

O ENOS é o Encontro que reúne os 150 Observatórios e seus mais de 3.500 voluntários que amam e acreditam no Brasil, e levantam-se todos os dias com o Propósito de fazer a sua parte por um país melhor, apoiados em pilares que fomentem a TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, INTEGRIDA, ÉTICA E CIDADANIA.

Da Assessoria OSB

ENOS 2022

 

Diretoria Executiva: Roni Enara

Coordenação ENOS 2022: Cristina Gomes

Texto Revisão: Felipe Alves

Arte Final/Design: Mateus Porfírio

Fotos/Imagens: IF Estúdios

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br