É NOTÍCIA – SISTEMA OSB

ENCONTRO DE OBSERVATÓRIOS APRESENTA INICIATIVAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE INOVAÇÃO COM AGENDA DE SUSTENTABILIDADE PARA INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Evento é parte importante na agenda da Connect Week organizada pela ACIPG – Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa/PR e apresenta cases de sucesso para inovação como projetos e iniciativas do Governo do Estado do Paraná, Ancham – Curitiba e Receita Federal

Comunicação OSB

Atualização: 11/04/2024, 18h

Quarta-feira, 10/04/2024, manhã… esperada por longo tempo desde o fim da vigilante e importante fase de atenção com a pandemia, o Sistema OSB retoma agenda oficial de apoio e organização dos Encontros Estaduais dos Observatórios. Foi dada a largada da primeira iniciativa no auditório Gralha Azul da ACIPG e conecta agenda de inovação, tecnologia e investimentos por iniciativas públicas e privadas a pautas de gestão, sustentabilidade e troca de experiências para os Observatórios Sociais do Paraná.

Como parte da Connect Week, semana de inovação em Ponta Grossa/PR, o Observatório Social do Brasil em parceria com o OSB-Campos Gerais/PR realiza em formato presencial o ENCONTRO DE OBSERVATÓRIOS DO ESTADO DO PARANÁ.

Com a presença de representantes das unidades de Observatórios Sociais, o evento oportuniza agenda de conexão e trocas sobre modelos de gestão inovadora para as unidades OSB e oferece palestras importantes, como a proferida por Demétrius de Moura Soares, Delegado da Receita Federal na cidade de Ponta Grossa, que trouxe esclarecimentos aos Observatórios sobre orientações nos processos de solicitação de apoio da Receita Federal nos repasses de mercadorias apreendidas para o fomento a projetos institucionais.

Jean Sandro Pedroso – Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil

Para Jean Pedroso, presidente nacional do Sistema OSB, a retomada dos encontros estaduais fortalece e aproxima as unidades em seus compartilhamentos de ações. Jean conclui que:

“Mais que um simples evento, a retomada do encontro estadual do Paraná, como em breve no fim do mês de abril o de Santa Catarina, aproxima nossos voluntários, nos capacita e nos orienta melhor sobre as normativas do Sistema OSB e, o principal, traz para nossas unidades a oportunidade de conhecimento e aprendizagem sobre novos temas que favoreçam o andamento administrativo, técnico e de voluntariado de nossas unidades.”

Em tempo, Murilo Coelho, Presidente do OSB-Ponta Grossa/PR, registra que:

“mais que nos aproximar, é uma honra para mim e para nossa cidade receber o Encontro Estadual de Observatórios Sociais, principalmente por oportunizar a visita de nosso presidente nacional e alinhar com nossas unidades paranaenses ações que fortalecem o controle social no Paraná e nos aprimoram em ações de transparência pública”

Murilo Coelho, Presidente do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais/PR

INSPIRAÇÃO PARA NOVOS OBSERVATÓRIOS

O Encontro Estadual de Observatórios Sociais também colabora para orientar e multiplicar a oportunidade de criação de novas unidades. Presente no encontro, Delmira Ramos, Presidente da ACINFAZ – Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande/PR, destaca que “é uma oportunidade única e inspiradora conhecer os Observatórios do Sistema OSB no Paraná e se conectar aos processos administrativos da instituição,” Ramos ainda conclui:

Delmira Ramos, Presidente da ACINFAZ/PR

“estamos convictos de que o projeto é extraordinário e necessário dados os benefícios que a criação do Observatório em Fazenda Rio Grande trará para nossa sociedade local. Entendemos também muito importante o benefício que a unidade OSB trará para nossos empresários com capacitação sobre licitações e políticas de integridade, ética e transparência.”

O Connect Week é sinônimo de inovação!

Da Assessoria ACPIG

Em 2023, a semana realizada em Curitiba contou com mais de 35 eventos de diversos setores, todos centrados em tecnologia e inovação. Esta semana é um marco colaborativo que está transformando Curitiba em uma das capitais mais inovadoras do Brasil.

Entidades públicas e empresas privadas se unem com o objetivo comum de revolucionar a cidade.

A ideia do Connect Week é agregar várias atividades relacionadas à inovação em uma semana de transformação do nosso mercado, desde eventos, palestras, cursos, atividades artísticas, turismo, gastronomia e tudo que envolve a inovação.

Inovar não é algo só relacionado à tecnologia, está presente em tudo, e a nossa ideia é democratizar esse acesso, trazendo inovação para todos!

André Paixão, Diretor de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa

André Paixão, Diretor da ACPIG destaca que:

“Muito me alegra ter aceitado o desafio de trazermos para Ponta Grossa esse super evento que até então só acontecia na capital paranaense. Do ponto de vista da Associação Comercial, conectar durante essa semana de inovação, agentes públicos, empresários e o inédito movimento de termos em nossa agenda os Observatórios do Paraná, muito nos alegra, pois, conseguimos unir agentes diferentes, mas que entendem de forma alinhada quão importante é o crescimento das cidades paranaenses pelo caminho da inovação”

#GaleriaDeFotos

Encontro Estadual Observatórios Paraná – 2024

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

 

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

 

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br