Encontro de Observatório Social reúne interessados de toda região

Para o empresário Elias Magurno, um dos responsáveis em trazer o projeto a Sorocaba, o número, em torno de 60 participantes, no primeiro dia de encontro foi satisfatório

07 de outubro de 2013 16:31

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Interessados de toda a região participaram na última sexta-feira (4) do segundo dia da apresentação do Observatório Social do Brasil (OSB) em Sorocaba, dentro do 2º Encontro Estadual da entidade. Desde quinta-feira (3), os interessados no projeto puderam conhecer o modelo de trabalho e resultados obtidos em alguns municípios, tendo como principal objetivo otimizar e reduzir gastos públicos.

Quem também apareceu na reunião foi o personagem ‘Lupinha’, criado por representantes de observatórios que integram a Rede OSB, pensando em ampliar sua divulgação em escolas públicas e particulares. “Assim, as crianças levam a ideia para casa, saímos do sonho para construir um país melhor”, resumiu o presidente da OSB de Campos Gerais, no interior do Paraná, Ney da Nóbrega Ribas, que também é vice-presidente de Defesa e Controle Social da entidade.

No primeiro dia, a programação do encontro, que ocorreu no auditório da Associação Comercial local, na rua da Penha, contou com apresentação de experiências, boas práticas do programa e capacitação, além de abordar a realizaçäo do 4º Encontro Nacional da entidade, junto a um evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre em novembro.

IMPLANTAÇÃO – Para o empresário Elias Magurno, um dos responsáveis em trazer o projeto a Sorocaba, o número em torno de 60 participantes no primeiro dia de encontro foi satisfatório. “Se tivesse 10 pessoas já seria ótimo”, asseverou ele, acrescentando que o próximo passo para a implantação de um Observatório na cidade será apresentar a ideia em universidades e entidades comunitárias, a fim de aumentar o número de voluntários e doações para manter a entidade. “É uma caminhada de conscientização e recursos”, asseverou.

Na noite do dia 4, os representantes do OSB que estavam na cidade foram até Itu, para também apresentarem o modelo de trabalho aos interessados do vizinho município, em uma palestra com o lema “Indignar-se é Importante. Atitude é Fundamental”. Desde o final de 2012, conforme explica o empresário Alexandre Oliveira, uma rede de moradores da cidade também trabalha para divulgar ali o funcionamento do Observatório. “Queríamos uma maneira de monitorar os gastos públicos, para otimizar o trabalho e ajudar. Quando conhecemos a OSB, vimos que era o modelo mais adequado”.

Por meio de redes sociais, o grupo se mobiliza pela causa e os interessados também podem acessar o site do OSB de Itu (www.obsitu.org)

Com informações do Diário de Sorocaba

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br