6º Congresso Pacto pelo Brasil

Eixo #4: Gestão Pública e Excelência

Com a participação de nomes como o empresário Felipe Calixto, o atleta olímpico Lars Grael e outras personalidades dos setores público e privado, o Congresso Pacto Pelo Brasil 2022 apresenta agenda propositiva e promove o tema DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE – CIDADANIA CONSCIENTE, por meio de instrumentos de controle, ferramentas de gestão, transparência e participação do cidadão.

As inscrições já estão abertas e são gratuitas

O Observatório Social do Brasil promove entre os meses de abril e agosto a 6ª edição do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL, com o tema DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE – CIDADANIA CONSCIENTE. Na última semana de julho 2022, realiza a agenda digital do EIXO 4 – GESTÃO PÚBLICA E EXCELÊNCIA.

Com a proposta de destacar e apresentar como uma gestão pública cada vez mais eficiente, íntegra, transparente e inovadora impacta o dia a dia do cidadão e as relações de negócios público x privado, oportunizando novas janelas de desenvolvimento de territórios e crescimento econômico dos municípios. Nesse caminho, acontecerão as discussões do EIXO 4 DIGITAL – GESTÃO PÚBLICA E EXCELENCIA, nos dias 26, 27 e 28 de julho.

Neste eixo pré-presencial a agenda será discutida em torno dos seguintes temas:

  • Aspectos Fundamentais para o Desenvolvimento do País
  • Inovação e Melhoria na Gestão Pública
  • Cooperativismo e Desenvolvimento de Territórios
  • Cidades Digitais – Soluções Integradoras de Tecnologias para Melhoria da Qualidade de Vida
  • Instituições Financeiras e Fomento ao Desenvolvimento Regional
  • Cidades Empreendedoras
  • Captação de Recursos como alavancas do Desenvolvimento
  • Intercâmbio de Prefeituras: Inovação, Desburocratização e Cidadania

PROGRAMAÇÃO EIXO #4 – GESTÃO PÚBLICA E EXCELÊNCIA

DIA 26/07:

  • 19h, Abertura e Palestra: Aspectos Fundamentais para o Desenvolvimento do País
    Participação Especial: GUSTAVO ENE

DIA 27/07:

  • Painel 1, das 09h às 10h30: Novas Lentes para Conhecer seu Município – Inovação e Excelência na Gestão Pública
  • Painel 2, das 10h30 às 12h: Para Crescer é Preciso Cooperar – Cooperativismo e Desenvolvimento de Territórios
  • Painel 3, das 14h às 15h30: Cidades Digitais e Inteligência Artificial – Soluções Tecnológicas para Melhoria da Qualidade de Vida
  • Painel 4, das 15h30 às 17h: Cidades Empreendedoras, Inovadoras e Inteligentes

DIA 28/07:

  • Painel 5, das 09h às 10h30: Instituições Financeiras atuando como alavancas do desenvolvimento
  • Painel 6, das 10h30 às 12h: Intercâmbio de Prefeituras – Inovação, Desburocratização e Cidadania
  • Painel 7, das 14h às 15h30: Inovações nas Compras Públicas
  • Painel 8, das 15h30 às 17h: Captação de Recursos como Alavancas do Desenvolvimento
  • 17H30, O IMPACTO DO PACTO edição especial – INSTAGRAM @OSDOBRASIL

            Resumo sobre a programação do Eixo 4. Resenha com Convidado Especial.

Evento único no país, que se propõe a unir demandas de nossas cidades com quem tem solução para elas, sempre em favor da excelência na gestão pública e privada, de políticas sustentáveis para os municípios, ferramentas de integridade e de desenvolvimento de territórios; fomento ao empreendedorismo e geração de oportunidades, inovação e práticas ESG, conectado à Agenda 2030, com foco nas pessoas como centro de tudo e sem deixar ninguém para trás!

Inscreva-se Gratuitamente.
Evento com Certificado

PACTO PELO BRASIL 2022 – DESTAQUE

A Abertura oficial da 6ª EDIÇÃO DO PACTO PELO BRASIL  aconteceu em 24 de abril de 2022, em formato digital e gratuito, e todo conteúdo está disponível no YouTube @osdobrasil e VOCÊ PODE FAZER SUA INSCRIÇÃO, GARANTIR O SEU CERTIFICADO E ASSISTIR AQUI.

Durante todo evento serão apresentadas, por meio de painéis temáticos, agendas e propostas para eficiência das gestões pública e empresarial, fatores que favoreçam a agenda anticorrupção e antissuborno nestes segmentos, o impacto na qualidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão, a importância do conceito ESG para a evolução das cidades brasileiras. Outra pauta importante: serão apresentados bons exemplos na gestão dos recursos públicos e que proponham a construção de uma agenda positiva com a participação de cases de sucesso em prefeituras, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil. Proposta importante também a ser compartilhada durante o evento são as boas práticas realizadas pelos Observatórios Sociais, para inspirar o fortalecimento da cultura da participação e do controle social e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na prevenção e no monitoramento dos riscos de corrupção dentro da própria organização. 

PROGRAMA 2022 PACTO PELO BRASIL

A edição 2022 do Pacto Pelo Brasil será hibrida, com apresentações em formato virtual e presencial de abril a agosto. Durante os meses de abril, maio, junho e julho o evento oferece programação digital, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira com agendas de discussão sobre Integridade, Compliance, Inovação, Tecnologia Digital para Eficiência da Gestão, ESG, Desenvolvimento Inteligente das Cidades Brasileiras, Cidadania Consciente, Negócios e Empreendedorismo e outros temas.

DIGITAL: Abril – Foco: Integridade e Compliance / REALIZADO, ASSISTA AQUI.
DIGITAL: Maio – Foco: Negócios e Empreendedorismo /
REALIZADO, ASSISTA AQUI.
DIGITAL: Junho – Foco: Inovação e Transformação Digital /REALIZADO, ASSISTA AQUI.
DIGITAL: Julho – Foco: Gestão Pública e Excelência
PRESENCIAL: AGOSTO – DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE, CIDADANIA CONSCIENTE

 

Em agosto de 2022, durante os dias 29 a 31 e 01/09, o evento será PRESENCIAL na cidade de Foz do Iguaçu/PR, com a proposta de congregar os registros digitais e possibilitar a promoção de uma agenda única, que ofereça novas perspectivas para os territórios, congregando gestores públicos, iniciativa privada e sociedade, todos em favor de ter o cidadão como centro de tudo, em um ambiente cada vez mais sustentável, íntegro, eficiente e coletivo.

Visitando o site https://pactopelobrasil.org.br/ está disponível, além da programação de todo o evento, orientações com CÓDIGO PROMOCIONAL para reserva direta no hotel OFICIAL onde será realizado o evento presencial.

ETAPA PRESENCIAL em FOZ DO IGUAÇU/PR – AGOSTO 2022

De 29 de agosto a 01 de setembro de 2022, o evento será PRESENCIAL na cidade de Foz do Iguaçu/PR, com a proposta de congregar os registros digitais e possibilitar a promoção de uma agenda única, que ofereça novas perspectivas para os territórios, congregando gestores públicos, iniciativa privada e sociedade, todos em favor de ter o cidadão como centro de tudo, em um ambiente cada vez mais sustentável, íntegro, eficiente e coletivo.

Visitando o site https://pactopelobrasil.org.br/ está disponível, além da programação de todo o evento, orientações com CÓDIGO PROMOCIONAL para reserva direta no hotel OFICIAL onde será realizado o evento presencial

O Observatório Social do Brasil: o Sistema que faz o Brasil poupar bilhões

Entre 2013 e 2020, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em 150 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB que conta com apoio de organizações parceiras para ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é hoje a maior rede em articulação da sociedade civil para o controle social. Em todo o território nacional, já são 150 Observatórios em atividade, em 17 estados, o que representa o alcance de 15% de toda a população do país, com o envolvimento de mais de 3,5 mil voluntários. A cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilita também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Cada unidade do Sistema OSB monitora as compras da prefeitura da cidade, antes mesmo que o recurso seja gasto, desde a publicação dos editais. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para monitorar a entrega de produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

6º Congresso do Pacto Pelo Brasil – 3ª etapa virtual

Quando: 26 a 28 de julho de 2022.

Espaço Virtual: https://pactopelobrasil.org.br/6cppb/

Contato:

Coordenação Geral, Parcerias e Patrocínio: Roni Enara, [email protected]

Programação: Kenia Dorl, [email protected]

Comunicação e Imprensa: Felipe Alves, [email protected]

Expediente Pacto 2022:

Coordenação Geral Pacto Pelo Brasil 2022: Roni Enara e Deborah Arôxa

Gestão de Programação: Kenia Dorl

Produção, Texto, Roteiro e Comunicação: Felipe Alves

Artes, Programador e Conteúdos Digitais: Mateus Porfírio

Vídeos, Estúdio, Produção Executiva: Iuri Fonseca

Apoio de Transmissão: Eduardo Archer

Apoio Executivo: Leticia Cardoso

Apoio Gestão Administrativa: Leonardo Ferreira e Cristina Gomes.

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: [email protected]