ECOA 2023 AMPLIA DIÁLOGO ENTRE GESTORES DO SISTEMA OSB E FOMENTA AS BOAS PRÁTICAS

Coordenadores e Gestores dos Observatórios Filiados ao Sistema OSB participam da 3ª edição do ECOA e troca de experiencias vira marca da edição

28 de março… encerra-se, na manhã desta terça, a terceira edição do ECOA – ENCONTRO DE COORDENADORES E GESTORES ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA OSB. No formato virtual, evento reúne mais de 100 participantes e dispõe 8 horas de conteúdo, com o objetivo de contribuir para a capacitação e troca de experiências entre equipe técnica e voluntários de gestão das unidades dos Observatórios associados ao Sistema OSB.

O ECOA 2023 apresenta agenda com temas importantes como a NOVA LEI DE LICITAÇÕES, MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE SITES DAS UNIDADES e COMUNICAÇÃO.

Os participantes inscritos também têm acesso ao certificado de participação e são atualizados sobre a visão do OSB em relação aos temas propostos.

O acesso às capacitações da edição 2023 do ECOA ficam disponíveis para os Observatórios Filiados na plataforma Yammer que, para acessar, basta ter a conta oficial de e-mail do Sistema OSB.

Outro importante destaque desta edição foi o CAFÉ VIRTUAL COM OS COORDENADORES, oportunidade de bate papo e troca de conhecimento entre as unidades dos Observatórios. Os Coordenadores e Gestores puderam relatar suas iniciativas locais, bem como ouvir depoimentos de outros colegas fomentando a construção do diálogo dentro do Sistema OSB, do fortalecimento da coletividade e reforço da missão institucional.

Para Cristina Gomes, Coordenadora do ECOA 2023 e responsável pelo suporte técnico aos Observatórios Sociais, destaca que o evento virtual cumpriu com o seu Objetivo, “foram três encontros muito ricos tratando de demandas importantes para todos os Observatórios, de uma forma didática e descontraída. Tivemos a participação da Dra. Flávia auditora do TCE PR falando sobre a Nova Lei de Licitações, uma oficina prática sobre como utilizar o site oficial dos OSBs e a importância da comunicação para divulgação dos trabalhos realizados e, para fechar com chave de ouro, conseguimos reunir coordenadores, diretores e voluntários para discutir sobre as necessidades e dificuldades do dia a dia, trocar experiências, ouvir boas práticas e juntos traçar soluções reforçando a importância da cooperação entre as unidades e fortalecendo o Sistema OSB.”

O QUE É O ECOA?

ECOA – ENCONTRO DE COORDENADORES E GESTORES ADMINISTRATIVOS de OBSERVATÓRIOS do SISTEMA OSB, idealizado em 2020 com o propósito de reunir virtualmente as lideranças administrativas das unidades filiadas ao Sistema OSB, voltado para a qualificação das equipes de trabalho formadas por diretores, coordenadores executivos, assistentes administrativos e estagiários, teve sua primeira edição em 2021.

Em 2022 com um formato flexível e adaptado para melhor atender os Observatórios Sociais, o evento apresentou um formato com 5 mentorias.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades brasileiras. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais locais, fornecendo capacitação e orientação. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.


O OSB promove a educação para a cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Comunicação OSB 2023

Presidente OSB: Jean Pedroso

Direção Executiva: Roni Enara

Coordenação, Produção e Apresentação ECOA 2023: Cristina Gomes

Texto e Apresentação: Felipe Alves

Apoio e Apresentação: Leonardo Ferreira

Diagramação e Arte Final: Mateus Porfírio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br