Cidadania Fiscal será ensinada nas escolas de Foz do Iguaçu

Os alunos das escolas municipais terão inserido no currículo escolar desse ano o ensino sobre cidadania fiscal

05 de fevereiro de 2015 16:53

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

A necessidade de ser um cidadão participante, não apenas, como contribuinte que paga seus impostos, mas também exercendo a sua cidadania como controlador dos gastos públicos. Esses são alguns dos conceitos que serão ensinados aos alunos do primeiro ao quinto ano, das escolas municipais de Foz do Iguaçu – PR. A construção da Cidadania Fiscal passará a fazer parte do currículo escolar desses estudantes, a partir desse ano. O conteúdo está inserido nas apostilas preparadas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e será trabalhado em todas as disciplinas. Para que os professores estejam preparados para aplicar esse novo tema, eles participaram nesta terça-feira (3), do II Fórum de Cidadania Fiscal : A Interdisciplinaridade e a Construção da Cidadania.

Os professores, diretores e supervisores foram divididos em duas turmas. Um grupo se reuniu no horário da manhã e outro à tarde, no auditório da Faculdade Uniamérica. Durante duas horas e meia eles participaram das atividades de capacitação sobre o tema. A cidadania fiscal foi tratada de maneira didática e divertida na palestra show com o professor Marcílio Hubner e grupo Abaecatu – Arte, Ética e Cidadania. O objetivo é que já nesse início de ano letivo seja iniciado esse programa que vai apresentar aos estudantes o conjunto de valores e conhecimentos sobre o tema.

A implantação do programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Escola de Educação Fazendária – ESAF, do Ministério da Fazenda e a Secretaria Municipal da Fazenda. Além dos professores, diretores e supervisores, também participaram do fórum a secretária da Educação, Lisiane Veeck Sosa e o secretário da Fazenda Ademar da Silva.

O ensino de cidadania fiscal na rede municipal de ensino é um importante passo, que o município está dando na construção do Programa Nacional de Educação Fiscal. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre o uso dos recursos pela união, estado e município e o combate a sonegação fiscal. Destacando assim, a importância deles crescerem exercendo a cidadania e também de se transformarem em multiplicadores dessas informações na suas famílias e comunidade.

Fonte: AMN
Fotografia: Divulgação
Via Notícias de Foz

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br