Candidatos da região assinam termos de compromisso com OSP e Aciap

O objetivo era confirmar o compromisso deles em defender projetos que garantam transparência nas ações governamentais e que promovam o desenvolvimento regional.

22 de setembro de 2014 19:01

Veja outras publicações das mesmas tags: | |

O presidente do Conselho de Administração do Observatório Social de Paranavaí (OSP), Mauricio Gehlen, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Marcio Catiste, se reuniram com candidatos que representam municípios do Extremo-Noroeste.

O objetivo era confirmar o compromisso deles em defender projetos que garantam transparência nas ações governamentais e que promovam o desenvolvimento regional.

O encontro teve a participação de Claudemir Barini, Eduardo Pasquini, Ivan Bernardo e Sebastião Medeiros (deputados estaduais) e de Antonio Teruo Kato (deputado federal). Os candidatos José Edegar e Pó Royal (deputados estaduais) não acompanharam a reunião porque tinham outras atividades agendadas anteriormente.

No documento entregue aos postulantes pela equipe do OSP, o pedido de apoio à constituição do Conselho Paranaense de Transparência Pública e Controle Social (Cetracons), que tem, entre outras atribuições, a fiscalização e o controle dos recursos públicos utilizados pelo Governo do Estado.

Especificamente para o candidato a deputado federal, o documento solicita apoio à Proposta de Emenda à Constituição Federal 329/2013, que visa a dar maior confiabilidade aos tribunais de contas, disciplinando o processo de escolha dos conselheiros e ministros.

A diretoria da Aciap também elaborou uma lista composta por itens que, na avaliação da classe empresarial, precisam ser prioridades: Reforma Tributária; duplicação da BR-376; redução do pedágio; implantação dos cursos de Arquitetura, Medicina e Odontologia; inclusão dos maiores de 16 anos no mercado de trabalho; e unificação de alíquotas entre os Estados.

O presidente do OSP, Mauricio Gehlen, disse que ficou satisfeito. “É um momento histórico, porque conseguimos reunir [quase] todos os candidatos. Mostra respeito pela democracia e pelas diferenças ideológicas”. E completou: “Todos têm potencial para vencer”.

Para o presidente da Aciap, Marcio Catiste, os compromissos assinados pelos candidatos representam necessidades identificadas pela própria sociedade. “São assuntos que sempre estão nas pautas de discussões da Aciap, porque dizem respeito ao desenvolvimento”.

Via Diário do Noroeste

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br