Atuação nos observatórios sociais é destaque no Bom dia Brasil

Reportagem apresentou cidadãos que se mobilizam para fiscalizar como nosso dinheiro está sendo gasto. E combater a corrupção pelo país

26 de abril de 2018 16:56

No último dia 24 (terça-feira) o telejornal Bom dia Brasil, de audiência nacional, da Rede Globo, mostrou a reportagem “Conheça os cidadãos fiscais que fiscalizam como nosso dinheiro é gasto”.

Na matéria da mais de quatro minutos o vice-presidente do OSB – Brasília, Rodrigo Chia, explica a essência dos observatórios sociais. “Nós somos um grupo de cidadãos que resolveu parar de esperar que apenas o poder público faça a fiscalização e tenha cuidado com o dinheiro público e passamos a fazer também nós mesmos esse acompanhamento.”

O projeto “Câmara Mais Barata”, iniciativa popular e apartidária que pretende reduzir as despesas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e tornar as informações mais transparentes para a população, também ganhou destaque. A proposta foi lançada no começo do ano pelo OSB – Brasília e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e conta com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), idealizador da Lei da Ficha Limpa.

O representante de uma das ONG pioneiras nos controle social (Contas Abertas), Gil Castelo Branco, também fez uma retrospectiva de como o controle social e a participação cidadã se dava antigamente e como a tecnologia tem ajudado nessa atuação da sociedade. Fato ilustrado com exemplos de aplicativos e iniciativas eficientes na otimização dos gastos públicos.

Confira a reportagem no site GloboPlay clicando no link/imagem abaixo

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br