Notícias Sistema OSB – 2024

AGENDA INTERNA CAPACITA E FORTALECE ATIVIDADES DE GESTÃO DE OBSERVATÓRIOS DO SISTEMA OSB

Observatórios Sociais filiados ao OSB recebem oficina sobre nova lei de licitações e fórum interno reúne presidentes de 70 unidades para troca de experiencias

Atualização: 26/02/2024, 16h

Comunicação OSB

Unidades do Sistema Observatório Social do Brasil participam de agenda interna com propósito de colaborar nas atividades de gestão dos Observatórios bem como melhorar as operações de controle social nos processos de licitações nos municípios brasileiros.

Com a intenção de promover a troca de experiencias e coletivamente buscar o melhor alinhamento de propósitos das unidades o Observatório Social do Brasil realizou no último dia 20/02 o 1º Encontro Virtual de Presidentes do Sistema OSB. Entre os assuntos pautados um destacado na conversa foi a importância de CAPTAÇÃO DE RECURSOS para instituições do terceiro setor como os Observatórios.

Participaram deste primeiro encontro mais de 70 representantes dos Observatórios e o evento contou ainda com a participação de Jena Pedroso, Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil.

Para Cristina Gomes, Executiva Administrativa do OSB e mediadora do evento virtual, a ação de unir os presidentes tem sua relevância por:

“A troca de experiências é fundamental para permitir que cada Observatório possa buscar o seu crescimento enquanto instituição transformadora da sociedade. Encontros como este servem para fortalecer vínculos, ouvir e estreitar laços, renovando a força do Sistema OSB ano após ano, sempre buscando otimizar as ferramentas e o suporte oferecido a cada Observatório, de acordo com as necessidades de cada unidade”

Esse encontro, fica à disposição das unidades filiadas na plataforma Engage (antigo Yammer), basta acessar com a conta de email oficial da unidade.

NOVA LEI DE LICITAÇÕES RECEBE ATENÇÃO NO SISTEMA OSB

Outro tema de importante relevância para os Observatórios Sociais recebe atenção nas atividades de treinamento e capacitação do Sistema OSB. A Nova Lei de Licitações foi debate em encontro virtual interno para Observatórios no dia 21/02 e possibilitou um entendimento interno para as unidades filiadas ao Sistema OSB sobre a Nova Lei de Licitações. Com formato interativo a apresentação contou a participação de 56 representantes dos Observatórios e oportunizou espaço para tirar dúvidas, comentários e trocas entre os membros das unidades a respeito do tema.

Ainda sobre o tema Nova Lei de Licitações o Observatório Social do Brasil em parceria com a BBM Net lança gratuitamente a partir de 28/02 mentoria com 10 episódios sobre a Nova Lei de Licitações. Aberto ao Público o evento virtual acontece ao vivo e precisa de inscrição prévia para participação e emissão de certificado. Para outras informações sobre essa importante parceria acesse:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

 

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

 

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br