OSPOA promove palestra com o tema Contratos: Gestão e Fiscalização

Evento faz parte de um cronograma que pretende trazer temas relevantes aos voluntários e técnicos do OSPOA

04 de abril de 2016 19:14

No último dia 29 de março (terça-feira) o Observatório Social de porto Alegre – RS (OSPOA) promoveu, em sua sede, uma palestra com o tema “Contratos: gestão/fiscalização”. A apresentação foi ministrada pelo chefe da divisão de Licitações, Compras e Contratos Administrativos da Advocacia Geral da União (AGU) 4ª Região, Rodrigo Cardoso.

O evento reuniu 26 pessoas entre membros dos conselhos de administração, consultivo e fiscal, mantenedores, apoiadores e voluntários do OSPOA. Pertencentes à entidade estavam o Vice-presidente de Controle Social e Metodologia, Dionísio de Souza Nascimento da Silva (representando o presidente Diogo Chamun), a Vice-presidente de Assuntos de Cidadania Fiscal, Maria Salete Mocelin, a Coordenadora Executiva Bernardete Carbonari e a Assistente Roberta Salis.

A palestra faz parte de um cronograma que pretende trazer a exposição de temas relevantes ao trabalho dos voluntários e técnicos do OSPOA toda última terça-feira de cada mês, das 18:30 às 20h, na sede do OSPOA.

De acordo com Bernadete Carbonari a iniciativa corresponde a um pedido dos voluntários do OS, com objetivo de aprimoramento continuo e nivelamento de conhecimentos. “Nesta primeira oportunidade, em função da disponibilidade de espaço físico, e a relevância dos temas, resolvemos abrir espaço aos nossos contatos em geral, inclusive o poder público municipal”, comentou.

“A palestra foi muito útil, pois abordou de forma prática e dinâmica um assunto relevante, onde foram abordados aspectos práticos de acompanhamento dos contratos, os responsáveis dos mesmos e as possíveis falhas que podem ser detectadas durante a execução do mesmo, por isso foi destacada a responsabilidade do fiscal do contrato”, concluiu Bernadete Carbonari.

Sobre o palestrante

Além de chefe da Divisão de Licitações, Compras  e Contratos Administrativos da AGU, o servidor público federal desde 1986, Rodrigo do Canto Cardoso é graduado em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Direito e Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e há 17 anos é nomeado pela Advocacia Geral da União como Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Superintendência do RS.

Com informações do OSPOA

 

 

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br