Observatório Social de Palmeira apresenta o primeiro relatório de atividades

Entidade desenvolve programas de cidadania fiscal e acompanha licitações e produção legislativa no município desde agosto de 2015

10 de março de 2016 00:06

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Neste dia 21 de março (segunda-feira) o Observatório Social do Brasil – Campos Gerais, unidade de Palmeira – PR, apresenta seu primeiro relatório de atividades, compreendendo os meses de agosto a dezembro de 2015.

O evento é realizado a partir das 19h no Salão Nobre do Colégio Dom Alberto Gonçalves, no Centro em Palmeira, e conta com a presença do Juiz Federal e Presidente da Associação do Juízes Federais do Brasil, Dr. Antônio César Bocheneck, que ministra palestra magna com o tema “Justiça, cidadania e controle social”.

No Relatório do Observatório, recém instalado em Palmeira, a população pode acompanhar detalhadamente o funcionamento da entidade e a apresentação do perfil da administração pública local. Também será feito um retrospecto do monitoramento da produção legislativa, dos editais de licitação e certames, e a atuação do Observatório Social na promoção da cidadania.

Para o coordenador do comitê gestor da unidade em Palmeira, Leonel Andermann, esse primeiro relatório mostra que o Observatório está no caminho certo. “É o espaço para as pessoas exercerem sua cidadania e contribuir com a nossa cidade, trabalhando por melhorias junto a gestão pública municipal, por meio de uma metodologia consolidada, que está fazendo a diferença em mais de 100 cidades no Brasil. E agora podemos aplicá-la em Palmeira”, comenta

O convite se estende à toda a comunidade de Palmeira, que poderá acompanhar as atividades gratuitamente.

Sobre o Observatório Social em Palmeira – PR

Constituído em Audiência Pública no dia 27 de abril de 2015, com inicio das atividades em 03 de agosto do mesmo ano, o Observatório Social de Palmeira – PR funciona com a mobilização de 47 voluntários ativos, 29 mantenedores e 1 estagiário. A entidade atua como pessoa jurídica, em forma de associação e, assim como outros 104 observatórios sociais em 19 estados brasileiros, organizados em rede (a Rede OSB), prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

A proposta é que os observatórios sociais também atuem em outras frentes, como a educação fiscal; a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios; e a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte.

Nos últimos três anos mais de R$ 1 bilhão deixaram de ser desperdiçados em virtude do trabalho dos mais de 2 mil voluntários nos Observatórios Sociais.

Serviço:

Primeiro Relatório de Atividades do Observatório Social de Palmeira
Data: 21 de março de 2015 (segunda-feira)
Hora: 19 horas
Local: Salão Nobre do Colégio Dom Alberto Gonçalves
Endereço: Rua Santos Dumont, 268 – Centro, Palmeira – PR
Mais informações: camposgerais.palmeira@osbrasil.org.br

Por Anderson L. Nicoforenko – Comunicação Observatório Social do Brasil
Fotos: 1 – Divulgação, 2 – Ajufe, 3 – Prefeitura Municipal de Palmeira

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br