Acese apoia criação de Observatório Social em Aracaju

A expectativa é que o primeiro OS sergipano seja lançado até o fim de 2015 na capital

07 de julho de 2015 17:47

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Na tarde da última quinta-feira (2) foi realizada, no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), uma reunião entre a classe contábil e o presidente da entidade, Wladimir Torres, com o objetivo de dar início às tratativas a cerca da implantação do Projeto Observatório Social em Aracaju – SE.

Estiveram presentes: a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ângela Dantas, a contadora Salete Leite, e também a coordenadora do Programa Voluntariado da Classe Contábil – PVCC.

Além da preocupação com a correta aplicação dos recursos públicos e a transparência, os Observatórios Sociais desenvolvem programas de educação fiscal dirigidos ao cidadão para conscientizá-lo dos seus deveres e direitos, estimulá-lo a praticar o voluntariado e prevenir a corrupção.

Atualmente, a Rede OSB está presente em 98 cidades e em 18 Estados brasileiros, além de possuir cerca de 2 mil voluntários trabalhando pela causa da Justiça Social em todo o país. Estima-se que a cada ano, após a criação do projeto, tenha-se conseguido uma economia de mais de R$300 milhões aos cofres públicos municipais.

“Iniciamos esse processo de implantação do Observatório Social com uma primeira reunião com a Controladoria Geral da União, e, em seguida, buscamos o apoio da Associação Comercial, uma vez que, em outros Estados, o projeto funciona dentro das associações comerciais”, explica a coordenadora do PVCC, Sirley Melo.

E a expectativa é que o Observatório Social seja lançado até o fim de 2015, inclusive com a adesão de outras entidades de classes, órgãos de controle governamental, e também fomentadores do desenvolvimento econômico do país, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Para nós que fazemos parte da classe produtiva do país, e, sem sombra de dúvida, a que mais padece com a sobrecarga tributária, estar ao lado de uma iniciativa como essa representa fiscalizar de perto para onde vão os nossos impostos e evitar que termine em mãos impróprias”, afirma o presidente da Acese, Wladimir Torres.

Via Acese

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br