SISTEMA OSB PARTICIPA DO SMART CITY EXPO CURITIBA 2023

Comitiva do Sistema OSB participa da 10ª edição da versão brasileira do maior evento de Cidades Inteligentes do Mundo e oportunidade gera importante networking em sua agenda institucional

Cidades Inteligentes… 15 mil participantes, 180 palestrantes, 65 expositores, um potencial em negócios de mais de R$ 150 MI e outros números de impacto, tudo isso representa o SMART CITY EXPO CURITIBA 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress promovido pela FIRA Barcelona, evento que neste ano conta a participação do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL (OSB).

Roni Enara, Diretora Executiva do Sistema OSB, palestrou na tarde de 22/03 no SMART CITY EXPO CURITIBA. Convidada especial, Roni apresentou ao público presente as atividades de destaque da instituição e como é a atuação dos Observatórios nas cidades brasileiras unindo dados, transparência e participação cidadã. Para o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, instituição que defende a importância da integridade e transparência nas relações entre poder público e empresas, além do fomento à cidadania, o espaço cedido pelo SCECWB23 mostra que tão importante quanto termos inovação e cidades inteligentes é termos o cidadão conectado, por meio da PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL, monitorando as ações do agente público quanto aos necessários investimentos nos municípios brasileiros.

Roni Enara destaca que “falar de dados, transparência e participação cidadã num evento sobre Cidades Inteligentes é mostrar que a maior inovação que se pode alcançar é a qualidade de vida da população, a partir da escuta ativa e da criação de canais de participação na gestão pública. É o cidadão, maior acionista da empresa pública chamada Governo, que deve ser ouvido e reconhecido com protagonista nos destinos da sua cidade, do seu país”. Roni também destacou a realização da 7ª edição do congresso Pacto Pelo Brasil, promovido pelo OSB e que iniciará em maio deste ano, com o tema Agenda 2030 – Desafios e Soluções, “Porque o engajamento de todos: poder público, iniciativa privada, academia e sociedade civil, é fundamental para darmos conta das metas propostas pela ONU, tendo o Brasil como signatário. Os ODS têm impacto direto na vida das pessoas e territórios e no futuro do Planeta.”

Oportunamente, a Comissão do OSB no SMART CITY EXPO CURITIBA 2023, representado por Kenia Dorl, Marketing e Negócios do Sistema OSB e por Felipe Alves, Assessoria de Imprensa, também realizou visita aos estandes de expositores e cumprimentou a equipe organizadora da feira nas pessoas de Juliana Palácios e Mariana Melo. O networking, importante, promove a oportunidade de conhecer novas tecnologias que colaboram para a inovação da gestão pública e a qualidade de vida do cidadão, sendo o OSB uma instituição ponte entre a sociedade, a gestão pública e a iniciativa privada.

O QUE É O PACTO PELO BRASIL 2023 QUE ACONTECE EM CURITIBA/PR?

O Observatório Social do Brasil promove entre os meses de maio e agosto o 7º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL: DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A GENDA 2030 – o que muda na vida das PESSOAS, EMPRESAS e CIDADESA Abertura oficial acontece em 23 de maio de 2023 em formato digital e gratuito. No evento, serão apresentados, por meio de painéis temáticos, agendas e propostas para eficiência da gestão pública e empresarial, fatores que favoreçam a agenda sustentável, com desenvolvimento de territórios e que destaquem a importância dos ODS para o interesse coletivo.

Em 2023 vamos criar propostas para avançar no desenvolvimento do Brasil com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Vamos levar aos municípios boas práticas de gestão com integridade, inovação e transparência.

ETAPA DIGITAL: Maio a Julho 2023

ETAPA PRESENCIAL: Agosto 2023

 

7º Pacto pelo Brasil – ODS e a Agenda 2030

 

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades brasileiras. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais locais, fornecendo capacitação e orientação. O OSB estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.


O OSB promove a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

Comunicação OSB 2023

Presidente OSB: Jean Pedroso

Direção Executiva e Coordenação Geral Pacto 2023: Roni Enara

Texto: Felipe Alves

Programação, Diagramação e Arte: Mateus Porfírio

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br