Tubarão promove 1ª Conferência Infantojuvenil de Educação Financeira e Fiscal

Estudantes das redes municipal, estadual e particular são esperados nos dois dias de evento

#SitemaOSB #OSBSantaCatarina #OSBTubarão #EducaçãoFiscal #PrefeituraTubarão

Representantes do Sistema OSB, OSB/SC e OSB/Brusque: Deise Wischral, Regina Hirose e Priscila Petermann

Cerca de 500 alunos do 5º ao 9º ano, de escolas públicas e particulares de Tubarão, participaram nesta terça-feira (22), no Espaço Integrado de Artes, da Unisul, do primeiro dia da 1ª Conferência Infantojuvenil de Educação Financeira e Fiscal.

Após a abertura oficial do evento, que contou com a fala de autoridades do município, os estudantes puderam acompanhar a palestra de Thiago Godoy, da XP Investimentos de São Paulo, que abordou o tema: “Por que ensinar Educação Financeira na Escola” e a palestra de Valdir Silva, do Instituto Ânima, também de São Paulo, que apresentou o tema: “Comportamento Financeiro é para todos”.

O evento é resultado do programa de Educação Fiscal lançado em Tubarão em fevereiro de 2022. “Aceitamos a proposta do MEC para liderar o processo em Santa Catarina e fomos um dos primeiros a aderir ao programa, porque consideramos a educação financeira e fiscal  muito importante. É um tema que precisa ser abordado no ambiente escolar, pois as famílias carecem muito de organização e planejamento financeiro. E não tenho dúvidas de que os alunos além de aprenderem para si, vão acabar auxiliando a própria família.  O endividamento está atingindo níveis estratosféricos e isso ocorre por falta de planejamento e organização. O programa tem o viés de irradiar a educação financeira para toda a sociedade e estamos orgulhoso por sediar e liderar este movimento”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

A conferência encerra o primeiro ano do programa municipal de educação financeira e fiscal. “Este conteúdo está inserido na Base Nacional Comum Curricular e deverá ser inserido também no novo ensino médio. Com a conferência, Tubarão dá mais um importante passo para disseminar este tema que é fundamental para a vida de todos nós”, ressalta o secretário da Fazenda, Raphael Bianchini.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, também participou da abertura do evento e falou dos objetivos do programa. “Abordar este tema em sala de aula é uma forma de despertar em nossos estudantes, desde a infância e a juventude, a preocupação com suas finanças, ensinando-as a gerenciar bem o que ganham e o que gastam. Quanto mais cedo se adquire essa cultura, maior a chance de chegar à idade adulta e empregar seus recursos da melhor maneira possível”, salienta.

A conferência prossegue nesta quarta-feira (23), também nos períodos matutino e vespertino. A programação contará com a palestra de Regina Hirose, Procuradora da Fazenda Nacional de São Paulo, que falará: “Qual o meu papel como cidadão fiscal?” e de Priscila dos Santos Petermann, do Observatório Social de Santa Catarina, que ministrará o tema: “Educação Fiscal: que bicho é esse?”

A Conferência é uma realização da Fundação Municipal de Educação e secretaria da Fazenda de Tubarão, com apoio da XP Investimentos, Instituto Ânima, Procuradoria da Fazenda Nacional, Observatório Social de Santa Catarina, Escola do Legislativo da ALESC.

Veja aqui a matéria no site da prefeitura de Tubarão/SC

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br