Atuação do OSB – Pará de Minas é classificada para o Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social

25 de março de 2020 10:46

Veja outras publicações das mesmas tags: |

Referência entre os núcleos municipais mineiros do Sistema OSB, o Observatório Social de Pará de Minas acaba de ser reconhecido também por três estudantes de mestrado da PUC Minas. A atuação da entidade foi tema de um artigo classificado para o XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, que será realizado em maio, na cidade de Maceió (AL).

Segundo os mestrandos Thiago Ramos dos Santos, Kelly Valério Souza e Lívia Maria de Pádua Ribeiro, o OSB Pará de Minas foi o único a disponibilizar em seu site e em suas redes sociais informações suficientes para fundamentar a pesquisa do grupo.

O artigo em questão trata das possibilidades do controle social na administração pública municipal, permitindo a participação do cidadão na gestão e contribuindo para a governança, no sentido de favorecer a boa e correta aplicação dos recursos.

Para o estudo, os mestrandos pesquisaram os relatórios quadrimestrais e demais publicações do OSB Pará de Minas, onde puderam comprovar ativa atuação de monitoramento das licitações públicas, assim como na medição do desempenho dos vereadores.

Um aspecto que chamou bastante atenção dos alunos é o fato de o OSB monitorar até a última instância a evolução de suas atividades, buscando eficiência e efetividade. Também foram medidos e apresentados o desempenho e os gastos feitos através da verba indenizatória de cada vereador.

O estudo do grupo recaiu sobre o período de 2017 a 2019 e o OSB teve o prazer de conhecer os estudantes durante visita que eles fizeram a Pará de Minas na última semana, participando da reunião mensal da entidade.

Thiago e Kelly demonstraram entusiasmo pelo resultado das análises e aproveitaram a presença dos convidados da reunião para complementar as informações sobre o artigo que vai representá-los em Maceió e, ao mesmo tempo, projetar nacionalmente o nome de Pará de Minas mais uma vez.

Evento ENAPEGS 2020

Clique aqui e saiba mais sobre o evento ENAPEGS 2020: Gestão Social e Solidariedade Democrática: Polarizações, Alternativas e Novos Saberes.

Veja a matéria original e conheça o OSB Pará de Minas

Fonte: osbparademinas.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br