OSB – Franca analisa irregularidades na estrutura do Terminal Central de Ônibus da cidade

Relatório analisado demonstrou problemas graves referentes a vida útil da estrutura do local.

29 de março de 2019 15:52

O Observatório Social do Brasil – Franca tomou ciência do documento intitulado Relatório de Inconformidade de Segurança do Trabalho elaborado pela EMDEF – Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca, em 27 de janeiro de 2017. O documento demonstrou problemas graves que acometeram o Terminal Central de Ônibus da cidade de Franca (SP) .

Os problemas relatados dizem respeito à vida útil da estrutura metálica e a cobertura de policarbonato, de uma obra inaugurada no ano de 2002, há dezessete anos.

Segundo o trabalho realizado pelo Observatório, a análise do documento revelou que a cobertura de policarbonato está com a data de validade vencida, já que se trata de um produto com vida útil que varia de dez a quinze anos. Tanto é verdade, que a cobertura de policarbonato se encontra com diversos buracos e rachaduras, os quais podem vir a ocasionar a ruptura total ou mesmo parcial das placas, o que poderia ocasionar graves acidentes aos munícipes que transitam pelo local.

Quanto à estrutura metálica, ficou demonstrado o avançado estado de deterioração de diversas barras e juntas, o que pode ocasionar problemas no tocante à estabilidade de toda a estrutura, colocando em risco à segurança de milhares de munícipes.

O trabalho desenvolvido pelo Observatório demonstrou que o Relatório de Inconformidades foi enviado pela EMDEF à prefeitura logo após a sua confecção, em janeiro de 2017, há mais de dois anos. Todavia, detectou-se que em que pese a abertura do procedimento administrativo, este não chegou ao seu final e nada foi feito no sentido de sanar ou melhorar a situação demonstrada.

Segundo o Observatório, o lapso temporal entre o conhecimento da situação de degradação do terminal central de ônibus e a ausência de providencias efetivas por parte do poder público poderia, pelo menos em tese, ser uma conduta passível de improbidade administrativa.

O trabalho do OSB – Franca culminou, haja vista a gravidade da situação, com a expedição de ofícios ao Poder Executivo, Legislativo e Ministério Público do Estado de São Paulo, a fim de que, cada um dentro de suas atribuições, possam adotar medidas tendentes à sanar a situação encontrada e responsabilizar os envolvidos por eventuais violações legais que possam estar acontecendo.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br