OSB defende fundo com dinheiro recuperado de corrupção

Fundação independente, a ser formada por membros e entidades da sociedade civil, farão a seleção de projetos anticorrupção a serem financiados

06 de março de 2019 17:59

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

No último dia 03 de março (domingo), em matéria de Estelita Hass Carazzai, publicada na Folha de São Paulo, a diretora executiva do Observatório Social do Brasil (OSB), Roni Enara, opinou sobre a criação de um fundo anticorrupção com dinheiro recuperado da operação Lava Jato.

“É um recurso que volta à sociedade em forma de prevenção, que cria uma cultura da integridade”, afirma Roni Enara, diretora-executiva do Observatório Social do Brasil.

“Onde começa a corrupção? Começa com pequenos desvios que são tolerados pela população. A gente precisa falar na ponta, e precisa de investimento para isso”, diz.

A publicação com título “Dinheiro da Lava Jato banca reforma em escolas e cria fundo anticorrupção” elucida exemplos de repasse de dinheiro recuperado por operações de combate à corrupção, como a Lava Jato, para iniciativas de desenvolvimento social nas áreas de educação, cidadania e transparência.

A proposta é a criação de um inédito e bilionário fundo anticorrupção, a ser investido em projetos dessas áreas. Metade dos recursos deve atender a ressarcimento de investidores e outra metade será administrada por uma fundação independente, a ser formada por membros e entidades da sociedade civil, que farão a seleção de projetos anticorrupção a serem financiados.

Confira a matéria completa acessando folha.uol.com.br/poder/2019/03/dinheiro-da-lava-jato-banca-reforma-em-escolas-e-cria-fundo-anticorrupcao.shtml

Foto: Dinheiro apreendido pela Polícia Federal em maio de 2017 na Operação Patmos – Reprodução/Folha de São Paulo

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br