Observatório Social do Brasil lança Unidade Administrativa Minas Gerais

Parceria com Federaminas possibilitou lançamento da Unidade no dia 23 de julho e teve presença do procurador do MPF, Deltan Dallagnol

23 de julho de 2018 12:04

O Observatório Social do Brasil (OSB), em parceria com a Federaminas, lançou na última segunda-feira, dia 23 de julho, durante evento no Sebrae, a Unidade Administrativa do Observatório Social do Brasil em Minas Gerais, com a finalidade de ampliar a rede da instituição, atuando em favor da transparência e do controle social das contas públicas em municípios mineiros.

O evento reuniu os Órgãos de Controle Oficial (CGU, TCU, PGR, MP e AGU), entidades de classe, conselhos profissionais, instituições de ensino, instituições financeiras, empresários e potenciais parceiros. Na ocasião, foi apresentado o plano de trabalho de implantação da unidade e houve uma conscientização sobre a importância desses potenciais parceiros em manifestarem seu apoio à unidade do Estado, fortalecendo os Observatórios Sociais (OSs) já em operação nas cidades de Divinópolis, Itabira, Montes Claros, Pará de Minas, Paracatu, Piumhi, Sete Lagoas e Uberlândia.

Inicialmente a unidade administrativa promoverá o suporte técnico e institucional aos Observatórios presentes no Estado, captando parcerias e auxiliando da implantação de novos OSs por meio da capilaridade da Federaminas. Em um segundo momento, a médio prazo, será implantado o Observatório social do Estado de Minas Gerais, que cuidará também do monitoramento da transparência e da correta aplicação dos recursos dos órgãos do Governo do Estado.

O G11, grupo formado pelas 11 principais entidades de classe representantes do setor produtivo mineiro (Federaminas, ACMinas, CDL-BH, Ciemg, Faemg, FCDL-MG, Fecomércio-MG, Fetcemg, Fiemg, Ocemg e Sebrae-MG), apoia institucionalmente a iniciativa. Valorizando essa adesão, a ideia é a celebração de protocolos de intenções com essas entidades.

“O Estado de Minas Gerais será o pioneiro nessa estratégia de expansão do Sistema OSB”, diz Ney da Nóbrega Ribas, presidente do OSB, “graças ao protagonismo do G11 e à iniciativa da Federaminas”.

Emílio César Ribeiro Parolini, presidente da Federaminas, acompanha de perto o desdobramento da instalação da Unidade Administrativa do OSB em Minas Gerais, “confiante de que estamos contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado e para a eficiência da gestão pública”.

O Procurador da República, do Ministério Público Federal (MPF), que atua na operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol prestigiou o evento e falou sobre a importancia da atuação e apoio aos observatórios sociais e à campanha Unidos Contra a Corrupção.Confira no vídeo abaixo:

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br