EXEMPLOS DE INOVAÇÃO PARA MULHERES E JOVENS, INCLUSÃO 40+ E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL PARA A SOCIEDADE

Congresso Pacto Pelo Brasil 2024 apresenta, em seu primeiro eixo digital, o tema NEGÓCIOS e INOVAÇÃO. Com agenda que debate oportunidades de negócios na educação digital, troca de experiências para jovens empreendedores por meio de capacitação em habilidades tecnológicas, o evento traz reflexões sobre transição analógica e digital, a importância da compreensão da personalização de processos de ensino, da linguagem digital e programação

O Pacto Pelo Brasil se identifica como uma oportunidade de “Ser Ponte”, pois une em sua agenda demandas da sociedade com soluções e em 2024 não é diferente. Com a proposta de discutir o futuro dos empregos, empreendedorismo e uso de tecnologia e Inteligência Artificial, a 8ª edição do congresso destaca o tema: EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO!

Nos dias 21 e 22 de maio, evento realizou sua abertura oficial com o eixo: NEGÓCIOS e INOVAÇÃO na educação e oportunizou a transmissão de quatro momentos especiais com rico conteúdo gratuito no YouTube @OSdoBrasil.

O congresso, que se divide nas etapas digitais de maio, junho e julho, também conta com sua etapa presencial em setembro, quando buscará congregar os temas discutidos nas etapas digitais e unir as propostas de soluções para melhoria e evolução da educação no Brasil por meio do letramento digital e uso de tecnologias com integridade e em favor do bem comum.

Com as participações de referências brasileiras na inovação como Cris Alessi, Juliana Palácios, Marcela Millano, Jacielle Feltrin e outros, a etapa de abertura em maio apresentou quatro painéis digitais que trataram desde a liderança das mulheres na inovação, passando por exemplos de jovens empreendedores desenvolvidos com a educação digital até passar por reflexões e soluções no mercado da educação pública e privada.

 

PAINEL 1:
Mulheres na Inovação e Tecnologia

Com a participação de Cris Alessi – referência paranaense e brasileira quando o tema é Inovação e Marcela Millano – Consultora de Inovação e Transformação Digital, o talk show de abertura teve a especial mediação da arquiteta Juliana Palácios – Gestora de Projetos Estratégicos e Inovações Urbanas do Icities.

O debate oportunizou a reflexão sobre o mercado digital, barreiras sociais quanto à valorização da mulher no mercado de trabalho e apresentou números importantes que colocam as mulheres em posição de liderança quando se fala em capacitação no mercado de inovação.

PAINEL 2:
Tecnologia e Liderança Jovem nos Negócios

Oportunizando a troca de experiências e, principalmente, o fomento ao empreendedorismo entre os jovens, o painel TECNOLOGIA E LIDERANÇA JOVEM NOS NEGÓCIOS trouxe apresentações exemplares de dedicação e busca por capacitação entre uma juventude disposta a aprender e investir no crescimento econômico do Brasil. Jovens que se posicionam com firme autoridade reforçam a importância do aprendizado e dedicação aos estudos atrelados ao uso da Inteligência Artificial como importante ferramenta de desenvolvimento.

Mediado por Letícia Cardoso, Sócia-fundadora da LC Verum Consultoria, o painel apresentou os cases de: Gabriele Rodrigues – Advogada que empreende no Direito Empresarial, Gabriel Pantojo – jovem que investe na alta confeitaria em chocolate e Carlos Nunes – aplica seu conhecimento no desenvolvimento de ferramentas digitais e tem como destaque o aplicativo de telemedicina Sra Consulta.

O debate oportunizou a reflexão sobre o mercado digital, barreiras sociais quanto à valorização da mulher no mercado de trabalho e apresentou números importantes que colocam as mulheres em posição de liderança quando se fala em capacitação no mercado de inovação.

PAINEIS 3 e 4:
Empreendedorismo Inovador, Impacto Social e Oportunidades de Negócios

Os terceiro e quarto painéis do Eixo NEGÓCIOS e INOVAÇÃO apresentaram as propostas do Sebrae e do Senai, ambos do Paraná. Duas superinstituições de fomento ao empreendedorismo e capacitação profissional que trouxeram em suas apresentações cases de sucesso no meio empresarial e soluções educacionais em tempos digitais.

SEBRAE/PR – Com a mediação de Michael Douglas, Coordenador Estadual de Inovação Sebrae/PR, o painel digital apresentou dois exemplos de sucesso quanto ao uso de plataformas digitais para soluções de demandas empresariais. O primeiro exemplo é a plataforma JOINPLACE, do seu sócio investidor, o engenheiro civil Caio César, que oferece gerenciamento de projetos com muitas vantagens, como centralização de informações, acompanhamento do progresso, comunicação eficiente e alocação de informações otimizada. Como segundo exemplo, apresentado neste painel pela engenheira têxtil Micheline Maia, a plataforma R-INOVE, startup que nasceu com o propósito de resolver duas grandes dores do segmento têxtil: a falta de rastreabilidade das operações e a disseminação da pirataria devido à ausência de ferramentas de comprovação da originalidade de produtos. O sistema criado foi patenteado por Micheline e é inédito no mundo todo.

SENAI/PR – Jacielle Feltrin, Gerente Executiva de Educação Profissional do SENAI PR, oportunizou um mergulho muito interessante quanto a ferramentas e oportunidades oferecidas pelo Senai no fomento e desenvolvimento de capacitação profissional com muita tecnologia. Com apresentação de ferramentas tecnológicas utilizadas em favor da aplicação pedagógica do ensino profissional, a Gerente Executiva do Senai no Paraná, também tratou da importância do uso de tecnologias 3D, realidade aumentada e como a gamificação também auxilia no desenvolvimento intelectual a partir de conquistas e da personalização dos avanços estudo.

As duas apresentações podem ser acessadas gratuitamente no Youtube @OSdoBrasil e ser compartilhado para oportunizar que o conhecimento alcance mais pessoas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA AQUIEVENTO COM CERTIFICADO

PROGRAMA 2024 PACTO PELO BRASIL

O Congresso Pacto Pelo Brasil retorna para o seu segundo eixo nos dias 18 e 19 de junho com a proposta de debater INTEGRIDADE e COMPLIANCE. O ambiente digital muito tem nos proporcionado avanços incríveis quanto ao acesso a conhecimento, aprendizado e ferramentas que favorecem a inovação, porém também coloca preocupações em relação à ética nos ambientes tecnológicos e a preocupação com o uso indevido de imagem, plágio intelectual, inclusão social de pessoas 40+ e outros temas.

A etapa de junho segue no formato digital e com transmissão gratuita no YouTube @OSdoBrasil.

 A edição 2024 do Pacto Pelo Brasil apresenta formato digital e presencial, com agenda de abril a setembro. Durante os meses de abril, maio, junho e julho o evento oferece programação on-line, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira. De 04 a 06 de setembro, também gratuito, o evento acontece na cidade de Curitiba/PR. Sua etapa presencial será no centro de eventos da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Complementando a agenda presencial, acontece no dia 07 de setembro o ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS.

 

REALIZADO – DIGITAL: 30 de ABRIL – LANÇAMENTO OFICIAL – TRENDS NEWS TALKS – ASSISTA AQUI

REALIZADO – DIGITAL: 21 e 22 de MAIO – NEGÓCIOS e INOVAÇÃO – ASSISTA AQUI

DIGITAL: 18 e 19 de JUNHO – INTEGRIDADE e COMPLIANCE

DIGITAL: 16 e 17 de JULHO – WORKSHOPS EXCLUSIVOS

 PRESENCIAL, CURITIBA/PR – FIEP:

04 a 06 de SETEMBRO – CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

07 de SETEMBRO – ENOS, ENCONTRO NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

 

Em setembro, o evento que acontece no formato PRESENCIAL em Curitiba/PR, tem a proposta de congregar os registros digitais das etapas anteriores com novos atores e temas e vai buscar a promoção de uma agenda que ofereça novas perspectivas para o tema EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO, unindo gestores públicos, iniciativa privada, academia e sociedade, na busca por uma visão mais sistêmica da educação e voltada para a sustentabilidade dos empregos, do empreendedorismo e da cidadania viva, com garantia de qualidade e valorização para profissionais e a preocupação com a Inteligência Artificial aliada a valores íntegros para os ambientes tecnológicos.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL: O SISTEMA QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de mais de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até final de 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de importantes parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior teia em articulação da sociedade civil. Em todo o território nacional, já são 100 Observatórios em atividade, em 12 estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de 3 mil voluntários faz com que, a cada ano, milhões de reais deixem de ser desviados ou gastos desnecessariamente, graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à participação cidadã e ao controle social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo na média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão de lotes. 

Cada unidade monitora as compras da prefeitura da sua cidade, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanha os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

8º Congresso do Pacto Pelo Brasil – Abertura Oficial

Quando: 21 e 22 de Maio – Digital Youtube @OSdoBrasil

Inscrição: Evento Gratuito com Certificado

Espaço Virtual: https://pactopelobrasil.org.br/

Coordenação Geral e Parcerias: roni.enara@osbrasil.org.br

Contato: Redes Sociais @OSdoBrasil

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br