EVENTO GRATUITO DISCUTE: EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO E AMBIENTE DIGITAL REVOLUCIONA APRENDIZAGEM E FUTURO SUSTENTÁVEL

Com a proposta de debater e conectar boas práticas públicas e privadas, em setores como academia, governos, empresas e sociedade o Observatório Social do Brasil realiza em 2024 o 8º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL unindo forças para resolver demandas e trazer soluções em favor do letramento digital, alfabetização de dados, inteligência artificial, com integridade e aplicação em cidadania, pelo bem coletivo

ABRIL – MAIO – JUNHO – JULHO: On-line

SETEMBRO: Presencial, Fiep – Curitiba/PR

A era digital, além de trazer desafios de aprendizado, convivência com o mundo tecnológico e modernização de processos, coloca à mesa uma importante reflexão: AS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Vivemos, no presente, a transição entre o analógico e o digital, conflitos de gerações que nascem num ambiente tecnológico, com outras, que precisam se adaptar a este novo tempo.

Com a proposta de promover reflexões, estratégias e soluções para o futuro do Brasil nesse aspecto, o OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL realiza a partir de abril/2024 o 8º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL com o tema EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO com a participação de especialistas em tecnologia e Inteligência Artificial, educadores, gestores públicos, empresários, imprensa, academia, estudantes e sociedade civil organizada, para entendermos juntos como o letramento digital, a alfabetização de dados, a inteligência artificial – CONECTADOS À INTEGRIDADE E COM APLICAÇÃO EM CIDADANIA – podem fazer a diferença no futuro do desenvolvimento humano, seja na escala pessoal, profissional ou econômica.

A Abertura oficial acontece no próximo dia 30 de abril, terça-feira, em formato digital, 100% gratuito e com a participação de especialistas renomados do ambiente tecnológico.

Teremos a honra de receber RENATO GRAU e convidados especiais apresentando uma edição única do TrenDs News Talks:

TrenDs News Talks
EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO
Com RENATO GRAU e CONVIDADOS

RENATO GRAU é referência brasileira quando o assunto é INTELIGENCIA ARTIFICIAL e vai nos trazer importantes considerações sobre tecnologia, como ela se conecta em nosso dia a dia e o que esperar de um futuro próximo.

Com o propósito de apresentar espaço de conexões de integração sobre o tema EDUCAÇÃO, o evento conta ainda, em suas agendas digital e presencial, com painéis impactantes, espaço de diálogos e trocas de experiências; workshops temáticos, vivência cidadã em integridade e ética virtual; além da presença, durante toda a programação, de especialistas renomados que irão contribuir nas agendas de debates acerca da transformação da nossa realidade por meio da tecnologia com integridade e visão cidadã.

AGENDA:

MAIO – NEGÓCIOS e INOVAÇÃO – DIGITAL

 

DIA 21/05

19H: TalkShow Digital

 

DIA 22/05

10H: Painéis, Palestras e Pitches

14H: Painéis, Palestras e Pitches

16H: Painéis, Palestras e Pitches

JUNHO – INTEGRIDADE – DIGITAL

 

DIA 18/06

19H: TalkShow Digital

 

DIA 19/06

10H: Painéis, Palestras e Pitches

14H: Painéis, Palestras e Pitches

16H: Painéis, Palestras e Pitches

JULHO – WORKSHOPS EXCLUSIVOS – DIGITAL

 

DIA 16/07

09H: WorkShop Temático

14H: WorkShop Temático

 

DIA 17/07

09H: WorkShop Temático

14H: WorkShop Temático

SETEMBRO – EDUCAÇÃO MUDA O MUNDO – PRESENCIAL

FIEP – CURITIBA – PARANÁ

 

DIA 04/09

14H: Abertura área de exposição

16H: Workshops e Oficinas

20H: ABERTURA OFICIAL – TALK SHOW

 

DIA 05/09

09H: Painéis, Palestras e Pitches

14H: Painéis, Palestras e Pitches

16H: Painéis, Palestras e Pitches

 

DIA 06/09

09H: Painéis, Palestras e Pitches

14H: Painéis, Palestras e Pitches

 

DIA 07/09

09H: ENCONTRO NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

14H: ENCONTRO NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS SOCIAIS

EVENTO GRATUITO COM CERTIFICADO

INSCRIÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES, ACESSE:

https://pactopelobrasil.org.br/

O congresso PACTO PELO BRASIL desafia seus organizadores, em sua OITAVA EDIÇÃO, a tratar de um tema que nos confronta diariamente, mas, em silêncio, caminho sem soluções perenes e de impacto coletivo: LETRAMENTO DIGITAL e a ÉTICA NA ERA TECNOLÓGICA.

Temos neste momento a oportunidade do convívio de duas gerações diferentes, mas que precisam buscar harmonia para convivência saudável e resolutiva: A ANALÓGICA e a DIGITAL.

Cada vez mais atividades e serviços públicos e privados como agendamento de consultas médicas, emissão de documentos tributáveis (IPTU, ISS, outros), aplicativos de atendimento ao cidadão, passando por matrículas escolares até acessar sinais de tv, trabalhos em modelo “home office”, passando por vídeo chamadas, teleconferência e muito mais, precisam do ambiente virtual para serem realizados. Junto a essas transformações, há uma geração inteira com dificuldade de compreensão de uso dessas ferramentas e linguagens. Pessoas que não tiveram acesso à educação (básica e digital), terceira idade (que cada vez mais assumem responsabilidades de lares e sustento familiar). Questionavelmente são chamados de “analfabetos digitais”, mas que, com a sociedade cooperando de forma coletiva e organizada, poderiam estar integrados, continuamente, com os avanços tecnológicos. Por outro lado, olhando para o longo prazo, vemos uma juventude que pulsa conhecimento digital, mas que pouco discute valores, ética e integridade no uso dessas ferramentas e ambientes, ao mesmo tem em que acontece a fervura de vazamentos de dados e fotos, invasões de contas bancárias, golpes virtuais e outros. Problemas que parecem estar caminhando paralelo ao avanço digital, e por isso necessitamos, com a geração do futuro, propor debates e construir protocolos que impeçam o avanço dessa má conduta e proteja o indivíduo, em sua privacidade, e o coletivo, nossa sociedade.

Tudo converge para que, enquanto sociedade, possamos sentar-nos, refletir e propor agendas positivas e coletivas, sem olhar crítico para idade ou posição social, mas com a visão de inclusão e melhoria do futuro social. A Educação Digital não é mais tema seleto. Todos, em qualquer nível, precisam estar incluídos e acolhidos para lidar saudavelmente com a tecnologia e propor, de forma gratuita, democrática e acessível, um debate para todos. Esse é o papel do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL.

Em formato híbrido, digital e presencial, a edição 2024 do Pacto Pelo Brasil apresenta de abril a setembro soluções e reflexões para a educação digital e o futuro do letramento tecnológico. Toda a agenda digital será transmitida no Youtube @OSdoBrasil, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira.

Em setembro de 2024, também com inscrição e participação gratuita, o evento será PRESENCIAL e acontece no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, na cidade de Curitiba.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PACTO ACESSE:

https://pactopelobrasil.org.br/

QUEM ORGANIZA: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira.

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de três mil voluntários fez com que, desde 2013, mais de 5,5 bilhões de reais fossem economizados. A cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.


Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas brasileiras. Antes eram apenas duas ou três empresas licitantes e hoje a média já é de nove empresas nas cidades onde estão os observatórios sociais. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e estudos que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber quanto o que o poder público quer comprar e quanto pretende pagar, facilitando o acesso a esse importante nicho de mercado.

SERVIÇO:

8º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

EVENTO GRATUITO com CERTIFICADO

Organização: Observatório Social do Brasil

Espaço Virtual e Inscrições Gratuitas: https://pactopelobrasil.org.br/

 

Etapas Digitais – YouTube @OSdoBrasil

1ª Etapa: 30 abril 2024 (lançamento oficial)

2ª Etapa: 21 e 22 maio 2024

3ª Etapa: 18 e 19 junho 2024

4ª Etapa: 16 e 17 julho 2024 (Workshops Exclusivos)

5ª Etapa: 04 a 06 Setembro 2024 – Presencial – FIEP, Curitiba/PR

 

Contato:

Coordenação Executiva, Programação e Parcerias:

RONI ENARA: 41 99911-3638 – roni.enara@osbrasil.org.br

LETICIA CARDOSO: 41 99988-6896 – assessoria@osbrasil.org.br

 

Desenvolvimento e Negócios:

KENIA DORL: 41 99991-8989 – desenvolvimento@osbrasil.org.br

 

Alô Imprensa e Parceiros… Apoiem e compartilhem o nosso conteúdo:

FELIPE ALVES: 41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br