O congresso PACTO PELO BRASIL desafia seus organizadores, em sua OITAVA EDIÇÃO, a tratar de um tema que nos confronta diariamente, mas, em silêncio, caminho sem soluções perenes e de impacto coletivo: LETRAMENTO DIGITAL e a ÉTICA NA ERA TECNOLÓGICA.
Temos neste momento a oportunidade do convívio de duas gerações diferentes, mas que precisam buscar harmonia para convivência saudável e resolutiva: A ANALÓGICA e a DIGITAL.
Cada vez mais atividades e serviços públicos e privados como agendamento de consultas médicas, emissão de documentos tributáveis (IPTU, ISS, outros), aplicativos de atendimento ao cidadão, passando por matrículas escolares até acessar sinais de tv, trabalhos em modelo “home office”, passando por vídeo chamadas, teleconferência e muito mais, precisam do ambiente virtual para serem realizados. Junto a essas transformações, há uma geração inteira com dificuldade de compreensão de uso dessas ferramentas e linguagens. Pessoas que não tiveram acesso à educação (básica e digital), terceira idade (que cada vez mais assumem responsabilidades de lares e sustento familiar). Questionavelmente são chamados de “analfabetos digitais”, mas que, com a sociedade cooperando de forma coletiva e organizada, poderiam estar integrados, continuamente, com os avanços tecnológicos. Por outro lado, olhando para o longo prazo, vemos uma juventude que pulsa conhecimento digital, mas que pouco discute valores, ética e integridade no uso dessas ferramentas e ambientes, ao mesmo tem em que acontece a fervura de vazamentos de dados e fotos, invasões de contas bancárias, golpes virtuais e outros. Problemas que parecem estar caminhando paralelo ao avanço digital, e por isso necessitamos, com a geração do futuro, propor debates e construir protocolos que impeçam o avanço dessa má conduta e proteja o indivíduo, em sua privacidade, e o coletivo, nossa sociedade.
Tudo converge para que, enquanto sociedade, possamos sentar-nos, refletir e propor agendas positivas e coletivas, sem olhar crítico para idade ou posição social, mas com a visão de inclusão e melhoria do futuro social. A Educação Digital não é mais tema seleto. Todos, em qualquer nível, precisam estar incluídos e acolhidos para lidar saudavelmente com a tecnologia e propor, de forma gratuita, democrática e acessível, um debate para todos. Esse é o papel do CONGRESSO PACTO PELO BRASIL e do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL.
Em formato híbrido, digital e presencial, a edição 2024 do Pacto Pelo Brasil apresenta de abril a setembro soluções e reflexões para a educação digital e o futuro do letramento tecnológico. Toda a agenda digital será transmitida no Youtube @OSdoBrasil, com inscrição e transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira.
Em setembro de 2024, também com inscrição e participação gratuita, o evento será PRESENCIAL e acontece no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, na cidade de Curitiba.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PACTO ACESSE:
https://pactopelobrasil.org.br/