AGENDA 2030

DESAFIOS E SOLUÇÕES

PLANEJAMENTO, INVESTIMENTO E ATITUDE SÃO PALAVRAS QUE RESUMEM A ABERTURA DO 7º PACTO PELO BRASIL

Da Assessoria OSB
Texto, Pesquisa e Diagramação: Felipe Alves
Design, Site e Programação: Mateus Porfírio
Revisão de Conteúdo: Roni Enara

Atualizado em: 26/05/2023, 16h10

7º Congresso Pacto Pelo Brasil abre etapa digital com Programação Gratuita, 3 dias de agenda, 7 painéis, mais de 30 especialistas, 2000 visualizações ao vivo no streaming e 11 horas de conteúdo audiovisual, discutindo e propondo desenvolvimento, cidadania, melhorias, investimentos, linhas de créditos e muita inovação para o futuro das cidades brasileiras, com a promoção da Agenda 2030.

Na noite da última terça-feira, 23/05/2023, deu-se o início à programação do 7º Congresso Pacto Pelo Brasil com o tema: AGENDA 2030, DESAFIOS E SOLUÇÕES – O QUE MUDA NA VIDA DAS PESSOAS, EMPRESAS E CIDADES.

No canal do Youtube @OSdoBrasil, a partir das 19h, contando com a presença digital de convidados e cidadãos engajados em busca do melhor para o futuro da sociedade, das cidades e do planeta o Observatório Social do Brasil (Sistema OSB), organizador do 7ºPacto, oportuniza uma grande iniciativa ao envolver agentes públicos, representantes da classe empresarial e sociedade civil organizada para debater, refletir e propor ações que se conectem à Agenda 2030, apoiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Evento, em formato híbrido, tem a agenda digital definida para maio, junho e julho, e agenda presencial, na cidade de Curitiba/PR, para o mês de agosto.

O Congresso Pacto Pelo Brasil reúne, entre palestrantes e participantes, pessoas proativas que estão exercendo sua cidadania e efetivamente atuam para contribuir com o país no cumprimento da Agenda 2030. O evento, possibilitando a reunião dessas pessoas, contribui para fortalecer cada ação que, às vezes, é feita isoladamente, além de dar esperança praqueles que se sentem só entre tanta gente que muitas vezes se apoiam apenas no discurso e pouco se vê de resultado prático.

A abertura oficial fez referência aos 15 anos que o Sistema OSB completa em 2023, trouxe o registro de números importantes dessa história como a capilaridade da instituição, presente em mais de 100 cidades brasileiras, como o impacto do exercício da cidadania para mais de 15% da população brasileira com os resultados e projetos dos Observatórios, como a economia direta da ordem de mais de R$ 5,5 Bi para os cofres públicos municipais; e contou ainda com a participação de:

Jean Pedroso – Presidente Sistema OSB

Maurício Degelmann – Coordenador do Movimento ODS Brasil

Juliana Palácios – Gestora de Projetos e Inovações Urbanas do iCities

Zuleica Goulart – Coordenadora do Instituto e do Programa Cidades Sustentáveis

Paulo Krauss – Diretor da Agência Curitiba e Vale do Pinhão

Jean Sandro Pedroso, Presidente do Sistema OSB destacou em sua participação que: Esse é um evento organizado com muito carinho por nossa equipe e nossos parceiros… um ano especial, o Sistema OSB comemora 15 anos de atuação, fazendo muito por nossas cidades… onde há um Observatório há diferença, porque faz acontecer (buscando a melhoria dos serviços públicos em prol da sociedade)… muito obrigado às pessoas nos Observatórios que fazem acontecer e entregam muito para o Brasil… Somos gratos aos nossos patrocinadores que muito nos apoiam, aos palestrantes que nos apresentarão muito conhecimento…  O Congresso (Pacto Pelo Brasil) é uma importante fonte de capacitação, tanto para nossos voluntários e também para servidores públicos… muito do que nós trazemos aqui vem para ajudar a todos.”

O evento digital contou ainda com a especial participação de Renato Grau, especialista e referência brasileira em TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, INOVAÇÃO E FUTURISMO, que apresentou uma edição especial do qualificado podcast TRENDS NEWS TALKS com os super convidados: Janaína Tanure, Nei Grando e Felipe Carvalho, nomes destacados na agenda de internet das coisas, inovação, tecnologia e inteligência artificial.

DIA #1

23/05 – Cerimônia de Abertura Oficial e TrenDs News Talks

O Impacto da Tecnologia no Futuro das Pessoas, Empresas e Cidades

Os especialistas contribuíram com importantes considerações e reflexões quanto à importância da Agenda 2030 e como os ODS criam sinergia com o planejamento de políticas públicas, destinação de investimentos para inovação e principalmente a necessidade de sair das reflexões e partir para a ação em favor das cidades brasileiras, pois muitos pontos já nos alertam para novos modelos de gestão, como as questões ambientais e climáticas, além do enfrentamento à pobreza e às desigualdades.

DIA #2

Na data de 24 de maio, o segundo dia do Eixo1 – Negócios e Inovação, a audiência qualificada pode acompanhar os painéis por tema e o graduado nível dos painelistas impressionou o público e organizadores. 

 Os temas discutidos neste dia foram:

Para Roni Enara, Diretora Executiva do Observatório Social do Brasil: “A cada ano o Pacto Pelo Brasil revela talentos, projetos e boas práticas nas mais diversas áreas, evidenciando o quanto há de bom sendo realizado no país e renovando as esperanças de que estamos deixando um legado para as atuais e futuras gerações. O OSB, então, cumpre seu propósito de ser ponte entre quem tem soluções e quem precisa delas, por meio do exercício da cidadania.”

 Os temas discutidos neste dia foram:

24/05 – Fomento ao Desenvolvimento de Negócios e Territórios

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=l-DsdnKLWzQ

Painelistas:

Henrique Leite de Vasconcelos, BANCO DO BRASIL

Luiz Lesse Moura Santos, CONFEBRAS

Paulo Marques Ferreira, BRDE

Mediação: Roberto Zardo, Sistema OSB

24/05  – Compras Públicas e Desenvolvimento Sustentável

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=suEKY_eND4A

Painelistas:

José Mario Bozza Gazetta, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE LIMEIRA/SP

Gabriel Marchetti, SEBRAE – SANTA CATARINA

Participações Especiais:

Manny Pellin, MANY DESIGN

Roberto Oliveira, MANDIPEÇAS

Mediação: Juliana Schvenger, Sebrae – Paraná

24/05 – Governança Corporativa, Ações que Influenciam Pessoas e Negócios

ASSISTA: https://www.youtube.com/watch?v=2J2r33A7ir8

Painelistas:

Cláudia Cataldi, REDE BRASIL DE GOVERNANÇA

José Damigo Neto, DMG ACCEON / LIDE PR

Marcos Leandro, DABUL ADVOGADOS / IBGC PR

Neri dos Santos, BRASIL DIGITAL PARA TODOS

Mediação: Letícia Cardoso, LC Verum Compliance e Assessoria

DIA #3

O terceiro dia do Eixo1 – Negócios e Inovação foi marcado, também, por muita troca de conhecimento e painéis que impressionaram pela expertise dos especialistas, e também, por muita inclusão e sensibilidade com os cases apresentados e os argumentos de superação, determinação e espírito empreendedor dos convidados. Os conteúdos, todos conectados com exemplos práticos aos ODS, foram ricos e muito didáticos.

25/05 – Liderança Jovem nos Negócios e Empreendedorismo Inovador

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=iPK9Td9YqDo

Painelistas:

Malu Montingelli, SALES WOMAN

Lina Maria Useche Jaramillo, ALIANÇA EMPREENDEDORA

Marcos Buson, MOA VENTURES

Mediação: Marcela Milano, Secretaria de Inovação do Estado do Paraná

25/05 – Mulheres na Inovação e a Agenda 2030

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=MmQTINC-VCE

Painelistas:

Julia Nicolack, TICO E TICA SENSORY

Érica Marques, SPRINT XP

Cláudia Coser, NOBIS APP

Mediação: Juliana Palácios, iCities

25/05 – Economia 6.0, Inovação Industrial e Agronegócio

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=hOCPNU0GPU4

Painelistas:

Andrea Macera, SCPR – MINISTÉRIO do DESENVOVILMENTO

Patrícia Martins, HABITAT SENAI – FIEP

João Prieto, AGRO SISTEMA OCB

Paulo Gianolla, BRASIL DIGITAL PARA TODOS

Mediação: Roberto Zardo, Sistema OSB

#UmPactoPeloBrasil

CIDADÃO ENGAJADO EM FAVOR DO PLANETA

Muitos cidadãos participaram, alguns pela primeira vez, outros familiarizados pelas causas e bandeiras do Sistema OSB; mas o mais importante: todos compreendendo a relevância do debate e defesa do tema AGENDA 2030 – DESAFIOS E SOLUÇÕES. Querer o melhor para nosso planeta agindo a partir de nossas cidades e comunidades, apoiados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é o foco dessa turma de cidadãos do bem!

Registramos nessa primeira etapa a conexão com pessoas do Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, do Brasil todo, cidadãos interessados e em defesa de propostas e ações que sustentem a necessidade de inovação para as cidades brasileiras, atentas às agendas ambientais, tecnológicas, econômicas e sociais. Do cidadão individual a entidades organizadas, de representantes de governos a membros dos Observatórios Sociais filiados ao Sistema OSB, todos puderam compartilhar da experiência de que não estamos sozinhos quando o assunto é TRANSFORMAÇÃO!

Não caberiam todos aqui para registrar, mas queremos exemplificar como unidos em comunidade podemos ouvir, aprender, ensinar e colocar em prática as lições e ações apresentadas na primeira etapa do PACTO PELO BRASIL 2023.

Na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, voluntários da unidade associada ao Sistema OSB e liderados pela presidente local Sra Mary Vilas Boas, se reuniram para acompanhar os 3 dias da programação do 7ºPacto.

Unidos para aprenderem e refletirem juntos, até a decoração do local estava uma “lindeza só”, onde na mesa, as toalhas foram minuciosamente escolhidas em homenagem ao Brasil e ao estado da Bahia.

Presidente do OSB-Santo Antônio de Jesus/BA, Mary Vilas Boas e voluntários locais

“Entendemos que a juventude é o futuro do Brasil, desta forma mostramos que o projeto Pacto pelo Brasil, nós dão oportunidades de compreender a relação do mundo com pequenas comunidades, além do investimento de grandes empresas em pequenos projetos e a importância de ressaltar questões sociais que estão diretamente ligadas à comunidade. Relacionado a isso, a motivação de quem tem experiência é essencial para transpor e incentivar a juventude que está disposta a melhorar a realidade que se vive, a partir da vivência com o Observatório Social, na escola, na família e nas próprias relações sociais e assim, instigar a se atentar aos assuntos discutidos no projeto Pacto pelo Brasil, plantando esperança e cultivando um país melhor.”

Lembrando (e reforçando) que o evento segue com sua agenda digital; em Junho trataremos do tema: INTEGRIDADE e COMPLIANCE e julho a conversa será sobre: GESTÃO PÚBLICA, caminhando assim para o mês de agosto onde acontece a etapa PRESENCIAL na cidade de CURITIBA/PR, congregando todos os temas e oportunizando um grande encontro com todos que compartilham da busca pelo melhor para nossas cidades. Vale o lembrete: em Agosto também será realizado, em conjunto, o 14º ENCONTRO NACIONAL DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS que, além de uma agenda voltada para os temas de transparência pública, integridade e cidadania, também contará com a comemoração dos 15 ANOS do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL!

 

SAIBA MAIS SOBRE O PACTO PELO BRASIL 2023 AQUI:

https://pactopelobrasil.org.br/

Quem Organiza: OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O SISTEMA SOCIAL QUE FAZ O BRASIL POUPAR BILHÕES

Desde 2013, o Observatório Social do Brasil estima ter evitado o desvio ou desperdício de R$ 5,5 Bilhões aos cofres municipais. A organização atua em rede e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. A previsão até 2025 é a inclusão de mais 30 cidades no Sistema OSB, que conta com apoio de diversos parceiros para a ampliação do alcance desta metodologia que beneficia toda a sociedade brasileira. 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil no país. Em todo o território nacional, já são mais de 100 Observatórios em atividade, em diversos estados, o que represe anta 15% de toda a população do país. Com o envolvimento de mais de três mil voluntários, a cada ano milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente graças à multiplicação da metodologia OSB de fomento à Participação e ao Controle Social. O trabalho feito pelo OSB possibilitou também a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. 

Com a participação de todos esses voluntários, cada unidade local do OSB monitora as compras da prefeitura da cidade em que está instalada, antes mesmo que o recurso seja gasto. A ação é preventiva e ocorre por meio de uma metodologia padronizada. Uma parte dos voluntários acompanham os pregões (eletrônicos e presenciais) de compras de órgãos públicos municipais. Enquanto isso, outra parte do grupo se mobiliza para receber – juntamente com funcionários públicos – os produtos e serviços comprados pela prefeitura. Caso seja encontrada alguma divergência, em qualquer desses processos, o Sistema OSB oficia o gestor público solicitando a correção. Somente no caso de não haver a correção, se encaminha pedido de providências às autoridades competentes, como a Câmara Municipal, o Ministério Público ou outros órgãos de controle.

 

Oportunidades para Micros, Pequenas, Médias e Grandes Empresas

O trabalho feito pelo Observatório Social do Brasil, em cada cidade, aumentou a concorrência nas compras públicas, o que representa uma grande vantagem para as empresas brasileiras. Antes eram apenas duas ou três empresas licitantes e hoje a média já é de nove empresas nas cidades onde estão os observatórios sociais. Isso reduz preço, melhora a qualidade nas negociações e inibe a formação de conluios ou o pagamento de propinas. Por meio de uma metodologia revolucionária e o espaço de troca de experiências e estudos que os Observatórios oferecem, as empresas têm a oportunidade de saber quanto e o que o poder público quer comprar e quanto pretende pagar, facilitando o acesso a esse importante nicho de mercado.

SERVIÇO:

7º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

EVENTO GRATUITO com CERTIFICADO

Organização: Observatório Social do Brasil

Espaço Virtual e Inscrições Gratuitas: https://pactopelobrasil.org.br/

 

Etapas Digitais

1ª Etapa: 23 a 25 de maio de 2023

2ª Etapa: 27 a 29 de junho de 2023

3ª Etapa: 25 a 27 de julho de 2023

4ª Etapa: agosto – Presencial em Curitiba/PR

 

Contato:

Coordenação Executiva, Programação e Parcerias:

41 99911-3638 – roni.enara@osbrasil.org.br

 

Desenvolvimento e Negócios:

41 99991-8989 – desenvolvimento@osbrasil.org.br

 

Alô Imprensa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

 

Quer Compartilhar e Apoiar a Comunicação desta Iniciativa:

41 99988-6849 ou imprensa@osbrasil.org.br

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br