6º Congresso Pacto pelo Brasil

Soluções de Inovação nos Territórios, Intercâmbio de Experiências para a Gestão de Municípios mais Efetiva e Transparente serão Pautas de Discussão no 6º Congresso Pacto Pelo Brasil

Sociedade, Prefeitos, Empreendedores, Investidores e Imprensa discutem a importância de adequações e modernização dos territórios brasileiros que se preparam para inovar, desburocratizar e viver a transformação digital de processos e serviços em favor do cidadão.

E aí você vai embarcar no “ligeirinho” em Curitiba, no metrô em São Paulo e percebe que um cartão-transporte específico já não é mais necessário já que seu cartão de crédito passa a ser aceito… precisa de trâmites cartorários e vê que o e-Notariado já lhe oferece opções digitais de serviço… precisa renovar sua carteira de habilitação e nota que o Detran já lhe oferece a fila digital e você só se desloca ao prédio público no exato momento de seu atendimento… é isso mesmo, até a fila pra marcar consulta no postinho de saúde pode ser digital em Barueri-SP… parece utopia??? Pois não é!!!

Entre 29 de agosto a 01 de setembro de 2022, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, acontece presencialmente o 6º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL, totalmente gratuito e aberto à sociedade para uma construção coletiva de objetivos, reflexões e discussões onde se apresentam demandas dos nossos territórios em busca de inovação, articulada com quem tem soluções para elas.

Aquilo que parecia distante e até desconexo caminha, com a inovação e a transformação digital, para um mundo de opções e processos interligados. Da conexão entre bairros, zona urbana e rural, até a emissão de um alvará por um aplicativo e outros meios tecnológicos, desdobramentos de uma transformação digital e desburocratizada que chega para todos nós.

A pesquisa “Ruas Inteligentes: Colocando o Cidadão no Centro das Iniciativas de Cidades Inteligentes”, do Instituto de Pesquisa Capgemini, revela que há clara frustração do cidadão com a atual estrutura oferecida por suas cidades e que 40% pensa em mudar sua residência por dificuldades que variam de sustentabilidade à ausência de inovação digital nos seus municípios.

(Pesquisa Capgemini, 2020 https://www.capgemini.com/insights/research-library/street-smart-2/ ).

O Congresso PACTO PELO BRASIL, por quatro dias, entre 29 de agosto e 01 de setembro de 2022 com agenda de evento presencial em Foz do Iguaçu/PR, busca de forma acessível, gratuita e democrática unir agentes públicos, especialistas, sociedade organizada, imprensa, academia e cidadãos, para debaterem necessidades e apresentarem soluções para as demandas dos territórios brasileiros definitivamente evoluírem do ponto de vista tecnológico e social, com novos modelos de gestão baseados em ESG e desburocratizados para atenderem o cidadão como foco e centro de tudo.

Veja a programação completa clicando aqui.

DEBATES DIGITAIS COM ESPECIALISTAS ANTECIPAM FASE PRESENCIAL DO PACTO PELO BRASIL 2022

A edição 2022 do Pacto Pelo Brasil se destaca por seu formato híbrido, com apresentações em formato virtual e presencial de abril a agosto. Durante os meses de abril, maio, junho e julho o evento ofereceu programação digital, com transmissão gratuita para toda a sociedade brasileira, onde temas importantes foram discutidos como Cultura da Integridade na Gestão Pública, Compliance, Inovação, Tecnologia Digital para Eficiência da Gestão, ESG, Desenvolvimento Inteligente das Cidades Brasileiras, Cidadania Consciente, Negócios Inovadores, Compras Públicas, Empreendedorismo e outros temas.

Durante a fase digital foram apresentados, por meio de painéis temáticos, agendas e propostas para eficiência das gestões pública e empresarial, fatores que favoreçam a agenda anticorrupção e antissuborno nestes segmentos, o impacto na qualidade dos serviços públicos oferecidos ao cidadão. Outra pauta importante: o intercâmbio entre prefeituras trouxe bons exemplos na gestão dos recursos públicos e que proponham a construção de uma agenda positiva com a participação de cases de sucesso na gestão municipal, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil. Proposta importante também a ser compartilhada durante o evento são as boas práticas realizadas pelos Observatórios Sociais, para inspirar o fortalecimento da cultura da participação e do controle social e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na prevenção e no monitoramento dos riscos de corrupção dentro da própria organização. 

 

EIXO DIGITAL 01, ABRIL 2022 – INTEGRIDADE E COMPLIANCE

A segurança que integridade, transparência e ética oferecem para o futuro das cidades e as estruturas e operações de Gestão Pública e Privada. Políticas que sustentem novos modelos de negócios como Compliance, Ouvidorias, Políticas de Prevenção à Corrupção, Diretrizes Antissuborno e Promoção da Cidadania, devem ser fomentados, discutidos e propostos para que as negociações entre poder público, empresas e a sociedade tenham a segurança necessária para a evolução das cidades e o crescimento coletivo que busque garantir o bem-estar de todos.     

Confira os Painéis Gratuitos no Youtube @OSdoBrasil

 

EIXO DIGITAL 02, MAIO 2022 – NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Com a participação de nomes como o empresário Felipe Calixto, o atleta olímpico Lars Grael e outras personalidades dos setores público e privado, o 2º Eixo Digital do Congresso Pacto Pelo Brasil 2022 apresentou agenda propositiva e promoveu o tema DESENVOLVIMENTO INTELIGENTE – CIDADANIA CONSCIENTE, por meio de boas práticas nos negócios, modalidades inovadoras, a pujança do agronegócio e liderança jovem.

Com apresentação de novos modelos de gestão para os negócios, sustentados pela integridade e transparência, valorizando o empreendedorismo e a criação de novas oportunidades para o bom desenvolvimento de territórios e crescimento econômico dos municípios.

Confira os Painéis Gratuitos no Youtube @OSdoBrasil

 

EIXO DIGITAL 03, JUNHO 2022 – INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Foi realizado com a proposta de destacar e apresentar assuntos como Inteligência Artificial, 5G, Metaverso, Governos Digitais, Integração Virtual e tudo mais que pode tornar os territórios e a vida dos cidadãos cada vez mais DIGITAL. Como Ecossistemas cada vez mais virtuais e digitais do transporte à desburocratização de serviços públicos, do trabalho ao entretenimento, vão impactar o dia a dia do cidadão, as relações de negócios oportunizando novas janelas de desenvolvimento de territórios o crescimento econômico dos territórios.

Confira os Painéis Gratuitos no Youtube @OSdoBrasil

 

EIXO DIGITAL 04, JULHO 2022 – GESTÃO PÚBLICA E EXCELÊNCIA

O Eixo 4 do Congresso Pacto Pelo Brasil 2022 trouxe a oportunidade de apresentação de novos modelos para Gestão Pública baseados na sustentabilidade, integridade e eficiência. Como as cidades podem se tornar cada vez mais prontas para a inovação tecnológica e ambientalmente mais dedicada ao coletivo? Como buscar financiamento para a cidade do futuro? Como o intercâmbio e a troca de experiências ajuda nesta construção e como os gestores públicos se preparam para liderar essa mudança?

Apresentadas soluções e discutidas reflexões de acesso a crédito para prefeituras até a importância de micro e pequena empresa para o desenvolvimento de territórios, a ISO 18091 e a importância da excelência na gestão pública, a participação do cidadão na construção de políticas públicas.

Confira os Painéis Gratuitos no Youtube @OSdoBrasil

Inscreva-se para a etapa presencial
em Foz do Iguaçu/PR

O que? PACTO PELO BRASIL

Para que?  DISCUTIR SOLUÇÕES PARA A INOVAÇÃO NOS TERRITÓRIOS, INTERCÂMBIO DE SOLUÇÕES PARA A GESTÃO DE MUNICÍPIOS MAIS EFETIVA, ÍNTEGRA E TRANSPARENTE

Quanto Custa? INSCRIÇÃO GRATUITA com CERTIFICADO

Onde? PRESENCIAL EM FOZ DO IGUAÇU / PARANÁ

Quando? 29 de AGOSTO a 01 de SETEMBRO – 2022

 

SAIBA MAIS AQUI:

 

6º Congresso do Pacto Pelo Brasil – Etapa Presencial

Quando: 29/08 a 01/09 2022

 

Contato:

Coordenação Geral, Parcerias e Patrocínio:

Roni Enara, roni.enara@osbrasil.org.br

Programação:

Kenia Dorl, desenvolvimento@osbrasil.org.br

Comunicação e Imprensa:

Felipe Alves, imprensa@osbrasil.org.br

 

Expediente Pacto 2022:

Coordenação Geral Pacto Pelo Brasil 2022: Roni Enara e Deborah Arôxa

Gestão de Programação e Marketing: Kenia Dorl

Produção, Texto, Roteiro e Comunicação: Felipe Alves

Artes, Programador: Mateus Porfírio

Vídeos, Estúdio, Produção Executiva: Iuri Fonseca

Apoio de Transmissão: Eduardo Archer

Apoio Executivo: Leticia Cardoso

Apoio Gestão Administrativa: Leonardo Ferreira e Cristina Gomes

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br