Semana #4
Cidadãos, Governos e Negócios na Transformação Digital Inclusiva e Desburocratizada

A inclusão digital que dá acesso e transforma burocracia em processos ágeis, negócios rentáveis e o cidadão cada vez mais engajado no fomento tecnológico que o Brasil precisa

Texto: Felipe Alves

Arte/Programação: Mateus Porfírio

Revisão: Roni Enara

Da Assessoria OSB

Se a palavra avançar se conecta com movimento, a Semana#4 do 5ºCONGRESSO PACTO PELO BRASIL movimentou de fato a agenda de discussão quando o assunto é inclusão digital, transformação do cidadão 5.0 e a desburocratização de processos e ferramentas, públicas ou privadas que cooperem para uma evolução coletiva e levem a melhoria da qualidade de vida em nossas cidades.

A quarta semana do Congresso Pacto Brasil ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de Setembro 2021, e os temas dos painéis formaram propostas únicas e oportunas. Dia 14 os painéis foram: DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS com o SEBRAE; DESBUROCRATIZAÇÃO, E-GOV e TRANSFORMAÇÃO DIGITAL num INTERCÂMBIO entre ESTÔNIA e BRASIL; e DO INTERIOR AOS GRANDES CENTROS, DIGITALIZAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS, sob a batuta do FACEBOOK.

A agenda de painéis seguiu no dia 15 com o ENCONTRO REGIONAL DE COALIZÕES DIGITAIS REGIONAIS e o ENCONTRO DO ECOSSISTEMA BRASIL 5.0 com a apresentação de EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO, ambos oferecidos pelo parceiro organizador do Congresso o INSTITUTO MICROPOWER.

Dia 16 a pauta foi MELHORIA NA GESTÃO INTELIGENTE DAS CIDADES POR MEIO DE TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO e PRINCIPAIS FERRAMENTAS; COMPLIANCE PÚBLICO com apresentação do SISTEMA E-PREVENÇÃO com o TCU e ainda na tarde quinta (16) o painel O PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA E A NOVA LEI DE LICITAÇÕES.

Todos os painéis do dia estão disponíveis no YouTube @osdobrasil

ACONTECEU NO DIA 14

Dia 14, o primeiro debate ocorreu acerca do tema DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS. O Sebrae foi a grande estrela do painel, com especialistas no tema, e a conversa foi desenvolvida por Derly Fialho, Gerente Da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, André Ligório, Coordenador Nacional do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional (Sebrae), Fabio Hideki Ono, Subsecretário de Planejamento Subnacional de Infraestrutura do Ministério da Economia, que destacaram a importância do desenvolvimento de territórios para a economia brasileira, o empreendedorismo e a participação da sociedade e como o projeto LIDER pode ajudar municípios e a economia local.

Na oportunidade, Paulo Rodrigues Rocha, prefeito de Monte Carmelo/MG, apresentou resultados da experiência positiva da implantação do projeto em sua cidade e como índices importantes, sociais e econômicos, se elevaram com a parceira do projeto LIDER do Sebrae.

No segundo painel do dia Raphael Fassoni, Empresário e CEO do Estônia Hub e Renato Grau, Consultor de TI, CEO On Demand Innovision, conversaram sobre experiências e expectativas da transformação digital. Com apresentação de casos, ambos puderam falar do avanço tecnológico na Estônia e no Brasil e o que nos aguarda com 5G, internet das coisas e a desburocratização de processos e protocolos governamentais.

Acesse o painel aqui.

Ainda na tarde de 14/09, o Facebook, mais novo parceiro do Observatório Social do Brasil no Pacto, apresentou o painel “Do interior aos grandes centros – Digitalização para pequenas empresas”. Daniel Paz, Gerente de Marketing para Pequenas Empresas do Facebook, conversou com as artesãs e empreendedoras Stephany Machado e Carla Vieira sobre a importância da tecnologia para os pequenos negócios. Com a participação de Fernanda Zambon, Gestora de Inovação do SEBRAE, o debate apresentou alternativas e ferramentas que contribuem para ampliação de negócios e atração de clientes e parcerias por meio da tecnologia via aplicativos e plataformas.

Acesse aqui a conversa completa.

DIA 15, A AGENDA FALA SOBRE PROTAGONISMO DO BRASIL NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O ENCONTRO NACIONAL DE COALIZÕES DIGITAIS REGIONAIS e o ENCONTRO NACIONAL DO ECOSSISTEMA BRASIL 5.0 – EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO, ambos moderados e coordenados pelo parceiro organizador INSTITUTO MICRO POWER, destacaram a fundamental participação do cidadão na Transformação Digital do Brasil. O ECOSSISTEMA BRASIL 5.0 traz neste debate importantes referências de projetos e iniciativas em todo o Brasil em favor do desenvolvimento tecnológico nos diversos setores: Governos, Economia, Negócios, Sociedade e Pessoa 5.0.

DIA 16, A PAUTA ESTAVA VOLTADA PARA SETOR PÚBLICO E CONTROLE SOCIAL

A Quarta semana do Congresso Pacto Pelo Brasil se encerra com 3 painéis qualificados. No primeiro, servidores do Ministério da Economia puderam falar sobre a MELHORIA NA GESTÃO INTELIGENTE DAS CIDADES POR MEIO DE TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO e PRINCIPAIS FERRAMENTAS de TRANSPARÊNCIA. Projeto MEG TR e Apps de transparência, foram apresentados de forma didática para o público e como a Plataforma + Brasil é importante instrumento de acesso a dados públicos. CONFIRA AQUI O PAINEL.

O painel COMPLIANCE PÚBLICO E SISTEMA e-PREVENÇÃO, teve a participação de Tiago Costa, Secretário da SOMA – Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência para o Controle Externo e Combate à Corrupção do TCU – Tribunal de Contas da União, e a participação de Ney Ribas, representante do Observatório Social do Brasil, que puderam destacar a importância do e-Prevenção para a sociedade brasileira. O Sistema e-Prevenção integra o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e é a ferramenta de auto serviço para o compliance e a transparência do setor público, em todos os níveis e instâncias. O jornalista Renan Ramalho, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília para assuntos da Justiça, fez a mediação do painel.

Acesse o painel completo aqui.

Ainda na tarde de 16/09, Everton Batista dos Santos, Diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística do Portal Nacional de Contratação Pública (PNCP), e Diego Mendes, Coordenador-Geral de Sistemas de Compras, ambos ligados ao Ministério da Economia, falaram sobre O Portal Nacional de Contratação Pública e a Nova Lei de Licitações. Como a nova Lei de Licitações, novos processos e protocolos impactarão o sistema brasileiro de licitações.

Essa conversa também vale a pena conferir AQUI.

SEMANA 5

Na próxima e última semana da 5ª edição do Congresso Pacto Pelo Brasil, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, destacamos uma imperdível cerimônia de encerramento, dia 23 às 19h, mas durante a semana uma agenda importante acontece na programação do Pacto Pelo Brasil. Confira:

#DICA1 – 21/09, 17h45 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE e o PROGRAMA DE VOLUNTÁRIADO DA CLASSE CONTÁBIL.

Este importante encontro trará para o Congresso a discussão da importância do profissional contador como voluntário nas ações de auditoria e controle social nos Observatórios Sociais. E terá também a palestra “Compliance e LGPD para Contadores”, com a renomada especialista Letícia Sugai.

#DICA2 – 22/09, 10H FÓRUM ÉTICA SAÚDE.

A importância da integridade, ética e transparência para os protocolos, materiais, medicamentos e tecnologia nos serviços de saúde no Brasil. O Instituto Ética Saúde apresenta o “Fórum da Saúde: Comportamento e Ética”.

#DICA3 – 22/09, 14H FORÇA TAREFA CIDADÃ.

A transformação que o Brasil precisa passa por TRANSPARÊNCIA no setor público. O Observatório Social do Brasil, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União apresentam o projeto Força Tarefa Cidadã, que capacita observadores sociai de todo o Brasil para aferição dos portais de transparência das prefeituras municipais.

#DICA4 – 23/09, das 09h às 18h30 COMPLIANCE ACROSS REGIONAL PR/SC.

Lei Geral de Proteção de Dados, Due Diligence para Integridade, Tecnologia em Compliance, Casos de Compliance nos Pequenos Negócios, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, são pautas previstas no Compliance Across Regional Paraná e Santa Catarina. O evento realizado pela Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação e pelo Instituto ARC, acontece integrado ao último dia do 5º Congresso Pacto Pelo Brasil.

#DICA5 – 23/09, 19H CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO PACTO PELO BRASIL E PALESTRA MAGNA.

Completaremos entre os dias 24/08 a 23/09, mais de 60 horas de programação ao vivo, mais de 100 palestrantes, acessível em plataformas diferentes como Facebook e Youtube, público digital recorde para o evento, tudo em prol do acesso gratuito ao conhecimento, boas práticas, inovação e transformação digital da sociedade brasileira. Dia 23, a partir das 19h terão lugar a cerimônia de encerramento da 5ª edição do Congresso Pacto Pelo Brasil e a palestra magna com o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gustavo Sampaio Gontijo, representando do Ministro Marcos Pontes.

 

#DICA6 – 23/09, 20H DIÁLOGOS CURITIBANOS.

                Curitiba, capital do Paraná, conhecida e reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do mundo, se prepara para unir instituições, empresas, academia e sociedade para um debate construtivo, na série de eventos chamada Diálogos Curitibanos. E abertura dessa série acontecerá no encerramento do 5º Pacto Pelo Brasil.

O Pacto pelo Brasil

Assista aqui todos os vídeos sobre o Congresso:

Com a intenção de oportunizar acesso gratuito e democrático, o 5º Congresso Pacto Pelo Brasil conta com inscrição e transmissão tanto pelo Facebook quanto pelo Youtube, sempre no canal @OSdoBrasil.

Com a temática “GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES”, o evento acontece de 24/08 a 23/09 de maneira 100% online e conta com inscrições GRATUITAS, disponíveis aqui.

5 semanas de programação e conteúdo positivo para o Brasil, uma proposta de alta relevância para o fomento de soluções inteligentes para as cidades. O Sistema OSB, atento ao momento social e frente ao combate à pandemia em todo o mundo, mantém a edição 2021 em ambiente virtual para que o debate de temas tão prementes para o Brasil e a colaboração desta agenda possam ser mantidos em prol da eficiência, da inovação e da integridade em nossas cidades, tudo sempre ao vivo nas principais redes sociais de transmissão no canal @OSdoBrasil.

Por dar acesso a pautas que discutem o futuro das cidades, da sociedade e do cidadão, o 5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL se destaca por levar soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas para quem precisa delas.

O Congresso tem programação com palestras e workshops até 23/09. Para Universitários importante lembrar que o evento virtual oferece CERTIFICADO DE HORAS COMPLEMENTARES para os inscritos. Confira mais detalhes em:

PACTOPELOBRASIL.ORG.BR

SERVIÇO:    

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 24 de agosto à 23 de setembro de 2021. 

Assista Oficialmente em: YouTube @OSDOBRASIL

Programação, Inscrições e mais informações:  pactopelobrasil.org.br

Patrocínio / Apoio institucional: pactopelobrasil@osdobrasil.org.br  / desenvolvimento@osdobrasil.org.br

Imprensa: imprensa@osdobrasil.org.br / imprensa.assessoria@osbrasil.org.br

Programa: assessoria@osdobrasil.org.br

Patrocínio do 5º Congresso Pacto pelo Brasil

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br