É NOTÍCIA – SISTEMA OSB

SELECIONADAS 5 UNIDADES DO SISTEMA OSB PARA PROJETO ‘FORTALECENDO A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL’

Observatórios de São Paulo, Franca, Sete Lagoas, Indaial e São Leopoldo irão contribuir com projeto coordenado pela Transparência Internacional – Brasil que apresenta resultados de transparência pública em municípios brasileiros

Atualização: 22/01/2024, 17H28

Comunicação OSB

As unidades do Observatório Social do Brasil em São Paulo/SP, Franca/SP, Sete Lagoas/MG, Indaial/SC e São Leopoldo/RS receberam na última quinta-feira (18/01/2024) a notícia de seleção para participarem do projeto “FORTALECENDO A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, uma iniciativa que conta com a coordenação da TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL – BRASIL e financiada com recursos da União Europeia e das Embaixadas instaladas no Brasil: Estados Unidos e Real da Noruega.

O projeto que tem por objeto a aplicação do ITGP (Indice de Transparência e Governança Pública) busca resultados de avaliação de transparência nas cidades brasileiras. A metodologia prevê que as instituições selecionadas possam atuar na avaliação da integridade e transparência pública em municípios de sua região.

Para Willian Karan, Executivo da unidade do Observatório Social do Brasil em Franca/SP a participação e seleção no projeto é importante por:

Willian Karan
Observatório Social do Brasil – Franca/SP

“Estamos muito felizes com a aprovação do OSB-Franca no projeto em questão. Acreditamos que a transparência é a pedra de toque do combate à corrupção no Brasil e no mundo e, uma vez participando desse trabalho, poderemos nos aprofundar no assunto e ajudar toda a sociedade a exigir transparência, fazendo valer seu direto constitucionalmente garantido”

A seleção das unidades do Sistema OSB reforça a credibilidade do Observatório Social do Brasil e sua metodologia padrão que alinha, treina e orienta os Observatórios Sociais associados quanto à importância da ética, integridade e o valor imensurável que as políticas e leis anticorrupção e a favor da transparência pública têm para o Sistema OSB em 15 anos de existência, contribuindo em mais de 100 cidades brasileiras com suas unidades na promoção do controle social e inclusão e participação do cidadão nas diretrizes da gestão pública.

 

LEIA MAIS SOBRE O PROJETO E CONHEÇA AS INSITUIÇÕES SELECIONADAS AQUI

https://transparenciainternacional.org.br/posts/resultado-do-edital-fortalecendo-a-transparencia-e-o-controle-social-para-o-desenvolvimento-sustentavel-e-divulgado/

 

A sociedade pode acompanhar a evolução do projeto, e os resultados divulgados em cada fase, visitando as redes sociais dos Observatórios Sociais filiados ao Sistema OSB:

Conheça mais sobre o Sistema OSB e o trabalho exercido na cidades em que atuamos:

visitando as redes sociais @osdobrasil

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

 

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

 

APOIE – DOE

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

https://osbrasil.org.br/doacao-2023/

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br