12º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União - CGU

Inscrições abertas, participe!

As inscrições para o 12º Concurso de Desenho e Redação (CDR) estão abertas. A iniciativa é da Controladoria-Geral da União (CGU) e visa despertar nos estudantes o interesse por temas como controle social, ética e cidadania, por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. A inscrição é gratuita e vai até o dia 28 de agosto de 2022.

O Concurso já mobilizou quase 4 milhões de participantes. É direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, sendo dividido em 14 categorias. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e ensino médio, educação de jovens e adultos de escolas públicas e particulares de todo o país.

Saiba mais:

Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos podem concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos podem participar com trabalhos do tipo “Redação”. As escolas também podem participar na categoria Escola-Cidadã, com trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

Serão premiados com notebooks, estudantes, professores orientadores e escolas em cada categoria. O prazo para inscrição e envio dos trabalhos, exclusivamente pelo sistema eletrônico da CGU, se encerra em 28/08/2022.

A inscrição e o envio dos trabalhos deverão ser realizados pela escola somente por meio do Sistema de Concursos.

Pandemia:

A CGU havia cancelado esta 12º Edição do CDR em 2020, diante da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19). Em função da necessidade de alteração no calendário escolar da maioria das escolas do país, o objetivo principal do concurso seria prejudicado. A opção de realização online poderia excluir muitos estudantes por não possuírem acesso a computadores e internet, além de possivelmente sobrecarregar os alunos com mais tarefas a serem realizadas naquele período de aulas virtuais.

Acesse o Edital para saber mais:

Fonte: CGU

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br