Senado oferece curso gratuito sobre Lei de Acesso à Informação

Aulas são em parceria com a UFMG e ministradas pela internet; matrículas estão abertas

06 de setembro de 2013 16:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Senado Federal está oferecendo curso online e gratuito sobre a Lei de Acesso à Informação (12.527/11) a gestores públicos e servidores em geral. As inscrições estão abertas. O curso é ministrado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A carga horária é de 40 horas, e os pré-requisitos são o acesso à internet, conta de e-mail e processador de textos compatível com documentos do Microsoft Word.

A inscrição pode ser feita por esse link. Quem terminar o curso recebe certificado de conclusão.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e regulamenta o acesso a documentos de todos os órgãos públicos brasileiros e de entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos estatais. Prefeituras de cidades com mais de dez mil habitantes, governos estaduais e a União precisam divulgar na internet, em tempo real, seus gastos.

Apesar de várias iniciativas relacionadas à divulgação de dados, alguns municípios ainda sentem dificuldades em cumprir a lei, daí a oferta do curso, de acordo com o Senado.

O Instituto Legislativo Brasileiro, vinculado à casa dos senadores, ainda oferece cursos de Relações Internacionais e de Introdução ao Orçamento Público.

Por Marcelo Medeiros
Via Guia das Cidades Digitais

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br