Procurador da república divulga Observatório Social de Ribeirão Preto

Foi durante a Semana de Engenharia Civil do Moura Lacerda

21 de outubro de 2014 17:28

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Palestras discutiram importantes e atuais temas do mercado de trabalho; os encontros foram realizados de 6 a 10 de outubro na Unidade II/Campus da Instituição

A Semana de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, mais uma vez, um debate construtivo sobre os desafios da profissão. Os encontros foram realizados de 6 a 10 de outubro, na Unidade II/Campus. Também fizeram parte da programação visitas técnicas à empresas e a canteiros de obras.

Segundo a coordenadora da graduação, Solange Pereira dos Santos, as palestras possibilitaram a discussão de temas importantes para a sociedade. “Nossa missão é a de estimular ações cidadãs com o objetivo de tornar o aluno um profissional que pratique constantemente a ética, sempre com responsabilidade”, destacou.

No primeiro dia de atividades, estudantes do quinto ano dividiram experiências com os participantes e ressaltaram a necessidade do estágio e do networking. Em seguida, o engenheiro civil Hebert Luis Rossetto apresentou um panorama do setor. “É fundamental estar conectado com as inovações, sejam elas nacionais ou internacionais”, ressaltou. Outro destaque foi uma discussão sobre a gestão de projeto, ministrada pelo engenheiro Gustavo Carvalho. “O bom gerenciador de projetos precisa estar sempre envolvido com todas as etapas. É um processo de investigação”, afirmou.

O procurador da república André Luiz Morais de Menezes aproveitou a Semana de Engenharia Civil para divulgar o “Observatório Social de Ribeirão Preto” – ONG sem fins lucrativos que monitora e fiscaliza a administração pública. “É importante que haja de fato um sistema de gerenciamento dos pavimentos no município. A prefeitura diz existir, mas nós sabemos que é ineficaz e insuficiente”, argumentou.

O evento também foi espaço para o discente do Moura Lacerda, Nilson Tsuji, compartilhar o seu conhecimento sobre revestimentos em ACM, no qual é, inclusive, coautor de livro sobre o assunto. “Não há limites para a aplicação do material, é tudo uma questão de criatividade”, ressaltou.

A vasta programação de palestras contou com a presença do diretor da Neomix Concreto, José Roberto Romero, que explicou as “patologias e terapias do concreto”. Já Paulo Alberto Cecchini falou sobre perícia e avaliação. “É um dos leques da nossa atuação como engenheiro civil. È preciso trabalhar com ética”, reforçou.

Gabriel Souza, do quarto período do curso de Engenharia Civil do Moura Lacerda, salientou as visitas técnicas como ponto alto da programação. “Foi uma semana completa. Conhecer os locais acrescentou muito à nossa prática”, finalizou.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br