Prefeito de Niterói assina projeto de lei para implantar a Lei da Transparência no município

Projeto, que teve participação do Observatório Social de Niterói, será encaminhado para a Câmera de Vereadores

13 de fevereiro de 2014 16:45

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou na manhã desta quarta-feira (12/2) o projeto de lei para a implantação da Lei da Transparência no município. O texto será enviado para a Câmara dos Vereadores.

Pela proposta, os órgãos municipais terão que assegurar a pessoas físicas e jurídicas o direito de acesso à informação mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

A secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Patrícia Audi, explicou que a implantação da Lei de Acesso à Informação vai obedecer a diversas etapas, que vão da classificação das informações e também da definição de como a sociedade terá acesso à elas (seja por meio físico ou internet). Ela disse que um item fundamental para o processo foi a implementação do software E-Cidades, que vai integrar todos os 18 sistemas contábeis e de execução orçamentária e fiscal da administração municipal.

Participaram também da assinatura do projeto de lei o procurador-geral do município, Carlos Raposo, o secretário municipal de Saúde, Chico D´Angelo, representantes da CGU e de entidades da sociedade civil como o Fórum de Transparência e Controle Social e do Observatório Social de Niterói, que tiveram participação importante na elaboração do projeto.

Antônio Oscar Vieira, do Fórum de Transparência e Controle Social, disse ter certeza de que o projeto será aprovado pela Câmara. Para ele, a iniciativa é fundamental para se criar uma nova cultura dentro da administração pública e que vai trazer muita contribuição para a sociedade.

“A medida restabelece o diálogo com o Poder Executivo. É uma vitória coletiva”, declarou.

Via Assessoria de Imprensa

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br