OSB irá integrar Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção em 2019

OSB foi selecionado para integrar, junto com outras entidades da sociedade civil, conselho do Ministério da Transparência e CGU, na Categoria de Projetos de avaliação de políticas públicas, combate à corrupção e fiscalização dos recursos públicos.

14 de novembro de 2018 17:23

Resultado do trabalho de campo dos mais de três mil voluntários presentes nos mais de 130 observatórios sociais que compõe o Sistema OSB, o Observatório Social do Brasil foi selecionado para integrar, junto com outras entidades da sociedade civil, o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), dentro da Categoria II: Projetos de avaliação de políticas públicas, combate à corrupção e fiscalização dos recursos públicos.

Segundo o Presidente voluntário, Ney da Nóbrega Ribas, a oportunidade do Observatório Social do Brasil participar desse conselho é um reconhecimento ao trabalho de todos os voluntários do Sistema OSB, um aprimoramento da parceria que o OSB já tem com a CGU e, especialmente, uma oportunidade de contribuir ainda mais com o controle social e aperfeiçoamento das políticas públicas, da transparência e da integridade. “O OSB é um instrumento da sociedade e com certeza dará uma valiosa contribuição no processo de transformação do nosso país”, exclama.

Cristina Luisa Lizzoni, SAO do OSB foi uma das responsáveis pelo processo de inscrição no edital de seleção, escolhendo os projetos que de adequavam aos critérios das categorias. Ela explica que o campo de trabalho dos Observatórios Sociais é bastante amplo, indo desde o monitoramento de licitações a ações de educação fiscal, além de projetos que buscam fomentar a transparência. “Pelo reconhecimento já conquistado pelo Sistema OSB, acreditávamos que alcançaríamos bom resultado. Prova disso foi a aprovação em três categorias que pleiteamos”, analisa.

Para Cristina, fazer parte do CTPCC irá somar às práticas de trabalho do Sistema OSB. “Será uma via de mão dupla. Inspiraremos e seremos inspirados pelas boas práticas que serão compartilhadas pelas pessoas que irão compor este conselho”, disse.

Para Letícia Cardoso, Assessora Executiva do OSB, também responsável pelo processo de inscrição no edital de seleção. “A seleção do Observatório Social do Brasil para integrar o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção reafirma o bom trabalho que vêm sendo desenvolvido por cada Observatório Social filiado ao OSB”, afirma.

Para ela, o controle social qualificado é essencial para a eficiência da gestão pública: “prova disso são as conquistas em cada município onde o Sistema OSB está presente. Apenas com a participação efetiva dos cidadãos, com o envolvimento da sociedade civil organizada, teremos a mudança que queremos para nosso país”, conclui.

Tatiana Bastos, Presidente do OSB – Rio de Janeiro e integrante do conselho superior do Observatório Social do Brasil, será a representante do OSB no colegiado. “A transparência e a melhoria da gestão pública como uma forma de combate à corrupção sempre foi a linha mestra do trabalho de um observatório social. Então, poder integrar o conselho mais importante do país com participação da sociedade civil pensando transparência e combate à corrupção, é um grande reconhecimento”, conta.

Tatiana acredita que a Lei de Acesso à Informação é uma das ferramentas mais eficazes para a melhoria da gestão pública. “Espero poder contribuir e representar bem o Sistema OSB, pois esse é um lócus privilegiado de diálogo: vamos estar sentados com grandes instituições, que também auxiliam no pensamento e no amadurecimento da internacionalização da cultura da transparência e do controle social. Estaremos nesse conselho junto com atores significativos, importantes e representativos na busca pelos nossos direitos”, finaliza.

Por Gabrielle Russi – Assessoria de Comunicação OSB.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br