OSB incentiva empresários no 2º Compra Curitiba

A diretora Executiva do OSB, Roni Enara, compôs a mesa de abertura e falou sobre o incentivo da participação das MPE nos processos licitatórios

21 de outubro de 2015 16:56

Realizado no último dia 1º de outubro o 2º Compra Curitiba reuniu no auditório do Sesc da Esquina, em Curitiba – PR mais de 20 representantes de órgãos públicos e governamentais, além de empresários, predominantemente ligados aos pequenos negócios da capital paranaense e região metropolitana. O objetivo do evento foi promover uma oportunidade de aproximação entre fornecedores, compradores governamentais e facilitadores dessas relações comerciais além de detalhar aspectos legislativos sobre compras governamentais e privilégios para micro e pequenas empresas.

O evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) teve, nesta segunda edição, parceira com o Observatório Social do Brasil (OSB), Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Agência Curitiba e Prefeitura Municipal. No ano passado o Compra Curitiba contou com a participação de 500 empresas, das quais 20% prospectaram negócios por meio de licitações com empresas do setor público.
O Observatório Social do Brasil (OSB) esteve representado pela diretora executiva, Roni Enara, e equipe técnica. Roni compôs a mesa de abertura do evento e falou brevemente sobre o importante papel do OSB no incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras municipais. De acordo com a diretora, os Observatórios Sociais fazem a divulgação gratuita dos editais de licitação das prefeituras e promovem palestras e cursos de incentivo e capacitação aos empresários, especialmente os de pequeno porte e micro-empresários. “A partir dessa atuação, temos conseguido elevar de 3 para 9 a média de fornecedores nos certames municipais”, explicou.

Pela manhã houve palestras sobre lucratividade e inovação, e tratamento diferenciado para as micro e pequenas, de acordo com a Lei Complementar 147/14, conforme explica o coordenador regional de Ambiente de Negócios do Sebrae PR Regional Leste, Vinicius Milani. “Os editais de até R$ 80 mil devem ser abertos para esta modalidade, assim como as compras divisíveis em até 25% dos lotes”.

À tarde os empresários e participantes do encontro interagiram em um ambiente de negócios composto por estandes de vários órgãos, onde puderam conhecer melhor o trabalho e relacionamento das entidades com as MPE. Entre os expositores estavam, além do OSB, que também promovia o cadastro gratuito de empresas para recebimento de avisos de licitação, o Sistema Fecomércio Sesc Senac, o Sistema Fiep Sesi Senai, Sebrae, Correios, Exército Brasileiro, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Administração de Curitiba, e o Governo do Estado do Paraná por meio do setor de compras e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

De acordo com o responsável pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Licitações (SIM) do OSB, Anderson Bohn, o evento superou a expectativa do número de cadastros de empresas interessadas em receber avisos de licitação, divulgados pelos mais de 100 observatórios sociais em todo o Brasil.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br