OS de Brusque apresenta sugestões ao presidente do Legislativo

Além das três propostas, o Observatório fez apontamentos na questão da transparência com os gastos do executivo

18 de setembro de 2015 17:01

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Na tarde da última quinta-feira (17) nas dependências da presidência do Legislativo, reuniram-se o Diretor Executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd – juntamente com outros membros – e o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Pirola (PP), acompanhados da imprensa local. O motivo do encontro foi a entrega de um documento com três sugestões para que a Câmara apresente como Projeto de Lei.

A primeira delas é que parentes em até terceiro grau de vereador eleito ou detentor de mandato, não possam assumir cargo comissionado na administração municipal durante sua legislatura.  A segunda é que o vereador eleito não possa ser afastar da Câmara para assumir cargo executivo municipal. A terceira e mais enfatizada trata da criação de uma Lei municipal para que a Câmara de Vereadores ofereça um curso sobre vereança para os futuros candidatos a vereador no município.

Gevaerd conta que estas ideias surgiram a partir de pesquisas do OSBr de Brusque foram parar em Brasília no encontro nacional de observatórios sociais, onde foram muito bem recebidas. “Acreditamos que a atitude de empregar parentes é imoral. Não queremos julgar ninguém, mas precisamos colocar pessoas competentes e, de preferência, sem nenhuma ligação com os responsáveis por fiscalizar o executivo”, relata.

O Presidente da Câmara de vereadores, Jean Pirola (PP), acredita que estas sugestões são pertinentes e interessantes ao município e que vão ao encontro do cenário político atual no Brasil, onde tudo que se espera é mais transparência. “Irei passar para os demais vereadores, serão discutidos e num curto espaço de tempo estaremos trazendo as respostas tanto para o observatório, quanto para a sociedade”, afirma Jean.

Outra questão abordada por Evandro é o portal da transparência de Brusque. Gevaerd solicitou que, ao invés de um valor global de despesas com viagens, fossem introduzidos campos no site, especificando cada gasto, seja com almoço, transporte e outras que possam ser utilizadas.

Por Fernanda de Freitas via Olha do Vale

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br