Observatório Social vai monitorar indicadores

Vários órgãos públicos e instituições não governamentais já disponibilizam indicadores que apontam o desempenho alcançado pelos municípios em diferentes áreas.

11 de janeiro de 2013 18:15

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Uma das metas estabelecidas pelo Observatório Social do Brasil para 2013 é a construção de Indicadores da Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. A entidade, sediada em Curitiba, é presidida pelo mourãoense Ater Cristófoli.

Vários órgãos públicos e instituições não governamentais já disponibilizam indicadores que apontam o desempenho alcançado pelos municípios em diferentes áreas. O próprio Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) coloca a disposição dos cidadãos, através do seu portal na internet, um conjunto detalhado de números sobre a realidade social e econômica dos municípios do Estado.

O perfil, elaborado pela Diretoria de Contas Municipais (DCM) da corte, tem por base levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos anos de 2009, 2010 e 2011. Trata-se, portanto, de uma radiografia recente da realidade municipal no Paraná.

Os indicadores estão disponíveis no endereço www1.tce.pr.gov.br. Basta entrar na aba “Municipal” e, em seguida, em “Indicadores Municipais”. Eles foram organizados em módulos temáticos e de forma consolidada. Isso significa que agrupam todos os 399 municípios.

Comparação

Em breve, o TCE divulgará os dados relativos a cada município. “O material constituirá parâmetro de referência para comparação, quando da análise individual”, explica o analista de controle Jorge Khalil Miski, responsável técnico pela elaboração dos indicadores.

Assim que os dados individualizados estiverem disponíveis, os usuários (cidadãos, pesquisadores e administradores públicos, entre outros) poderão comparar a situação de um determinado município com a situação geral dos municípios do Paraná. Poderão, ainda, fazer comparações entre municípios assemelhados. Segundo Miski, o levantamento revela a situação mais recente sobre inúmeros aspectos da ação – direta ou indireta – do poder público municipal.

Contudo, a população, que pelas informações disponíveis poderá fiscalizar a atuação dos gestores municipais, não será a única beneficiada. Considerando o início das novas administrações nos municípios, com a disponibilização desses e outros indicadores o Tribunal fornece ferramentas para o administrador público renovar seus esforços de planejamento, gestão e controle, em benefício de sua coletividade.

Via itribuna (Tribuna do Interior)

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br