Observatório Social do Brasil firma nova parceria com a Federasul

Intenção é estimular a criação de novos espaços de exercício da cidadania por meio das Associações Comerciais do RS

13 de outubro de 2016 18:30

Vigilante com a correta aplicação dos recursos públicos, a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) selou seu compromisso com o Observatório Social do Brasil (OSB), no último dia 05 de outubro, ao assinar um Termo de Cooperação durante o “Tá na Mesa”, uma reunião almoço considerada um dos principais pontos de encontro do mundo empresarial do RS para a discussão de ideais, tendências, ações e projetos ligados ao desenvolvimento econômico, político e social do Estado e do País.

A entidade quer estimular a criação de novos espaços de exercício da cidadania por meio das Associações Comerciais e Industriais espalhadas pelo interior do RS. “A população pede transparência para evitar que a má gestão jogue fora os recursos dos impostos ou aplique de forma clientelista”, afirmou a presidente da entidade, Simone Leite.

Ao participar do “Tá na Mesa”, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, destacou a importância do envolvimento da Federasul para ampliar a atuação em âmbito municipal. “Importante usar a ferramenta para acompanhar licitações, compras do executivo e varrer a corrupção dos órgãos públicos”, disse Ribas. A presidente da Federasul defende a tese de que a classe produtiva precisa ser mais protagonista e não apenas expectadora. “Precisamos dedicar nosso tempo também para causas públicas contribuindo com o desenvolvimento sustentável das comunidades”, enfatizou.

Os Observatórios Sociais desenvolvem ações de controle e vigilância e de educação fiscal, transparência e a melhor qualidade na aplicação dos recursos públicos, bem como pelas ações de mobilização das empresas para inserção no mercado de compras públicas.

A ONG ficou comprometida em oferecer suporte técnico aos Observatórios Sociais instalados de modo a facilitar e padronizar o monitoramento das contas públicas municipais. Desta forma, é possível promover maior transparência na gestão dos recursos públicos, avaliando licitações e atos públicos que envolvam despesas e investimentos financeiros e suas implicações legais e éticas.

Com informações da Federasul

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br