Observatório Social: começa implantação em Erechim

Hoje existem Observatórios Sociais em mais de 75 cidades, em 13 Estados brasileiros

28 de junho de 2013 17:55

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

No último dia 25, foi realizada uma reunião de sensibilização aos propósitos do Observatório Social (OS) em Erechim – RS, onde aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes, representando, em sua maioria, importantes entidades da sociedade erechinense. A partir desse evento, foi dada largada para a constituição do OS na cidade, com a constituição de uma Comissão de Trabalho, que, em consonância com os preceitos do Observatório Social do Brasil (OSB), vem agregar trabalho e valor à gestão pública da cidade.

História e atuação

No ano de 2006, em Maringá/PR, um grupo de pessoas se mobilizou com o intuito de contribuir com a melhoria da gestão pública naquela cidade, dando origem ao primeiro OS. A partir de então o movimento cresceu, e hoje existem Observatórios Sociais em mais de 75 cidades, em 13 Estados brasileiros.

Os OSs são espaços, democráticos e apartidários, para o exercício da cidadania. Cada OS congrega maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e contribuir com a administração pública no sentido de aprimorar a prestação de serviços à comunidade, através da eficaz aplicação dos recursos públicos e da educação fiscal.

Os Observatórios Sociais são organizados em rede, coordenados pelo OSB, que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

Informações sobre a articulação em Erechim poderão ser obtidas por meio do telefone: (54) 3321-4882.

Com informações do Jornal Bom Dia

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br