Escola da Cidadania promoveu Webinário “Compliance, Oportunidade para Bons Negócios”

O evento foi sediado pela universidade Opet e transmitido ao vivo pelo canal do youtube do OSB.

01 de abril de 2019 13:40

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Na última quarta e quinta-feira (27 e 28 de março) à noite a Escola da Cidadania do Observatório Social do Brasil promoveu um Webinário gratuito, com o tema “Compliance, Oportunidade para Bons Negócios”, ministrado pela especialista Letícia Sugai, Sócia fundadora da Veritaz – Gestão de Riscos e Compliance e Diretora do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM).

O evento foi sediado pela universidade Opet e alunos de vários cursos acompanharam presencialmente. Além disso, foi realizada transmissão ao vivo no youtube e, embora tenham ocorrido alguns problemas técnicos, as apresentações foram gravadas e estão disponíveis no canal do OSB.

Dia 1:

Dia 2:

Segundo Letícia Sugai, os webinários tiveram como objetivo passar um panorama ao público sobre o tema compliance e por que ele é uma oportunidade para a realização de bons negócios e para a construção de uma sociedade melhor. “Foram abordados temas como a Lei Anticorrupção, a importância do mecanismo para fornecedores e terceiros, algumas tendências e regulamentações no Brasil”, contou. Além disso, Letícia também expôs alguns dados de mercado e disse que essa é uma área em ascensão atualmente no país.

A conferência também abordou porque o compliance é essencial empresas de grande ou pequeno porte e explicou sobre como algumas normativas de grandes empresas privadas, bancos de fomento e do próprio governo estão exigindo a implantação do compliance nas empresas que querem receber financiamento ou se tornarem fornecedores privados e/ou governamentais.

Para a professora de comunicação e marketing, Rochele Allgayer, a palestra foi enriquecedora, principalmente no que diz respeito ao mercado de tendências. “Para os nossos alunos, ouvir sobre esses assuntos é muito importante, principalmente para eles saberem a relevância do assunto para os negócios, e para prepara-los com a ideia de que há um nicho promissor de atuação no mercado”, disse.

Segundo a estudante de marketing Mariellen Cristina França, ela ainda não conhecia o tema apresentado na palestra. “Sabemos que no contexto que vivemos é mais do que interessante, é necessário abordar isso. E é muito recente, uma profissão emergente. Eu vejo oportunidades e um mercado crescente.  Também me fez pensar em todas as empresas por quais já passei e me abriu os olhos para prestar atenção quando começar um novo emprego se a empresa tem esse tipo de procedimento”, contou.

Segundo Mariana Withers, professora de marketing e planejamento estratégico, a ideia de trazer os alunos foi para que eles pudessem ter contato com o que eles vão encontrar efetivamente no mercado. “Questões como compliance nós abordamos muito pouco em sala. Então foi muito bem vinda essa palestra”, afirmou.

Thifany Ferris dos Santos Pereira, também estudante de marketing, contou que achou a palestra muito interessante, pois recentemente viu uma pesquisa que mostrava que é tendência crescente que as marcas percam credibilidade. “O sistema é muito falho e precisa dessa ética e código de conduta”, afirmou.

Para quem gostou do tema dos webinários, a Escola da Cidadania do OSB, em parceria novamente com a especialista Letícia Sugai, traz uma grande oportunidade de aprofundamento no assunto, com o curso “Como implantar um programa de Compliance na sua empresa”.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br