TRABALHO REMOTO DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES SÓ SERÁ POSSÍVEL COM PORTAIS DE TRANSPARENCIA DAS PREFEITURAS SENDO EFICIENTES
TRABALHO REMOTO DE ACOMPANHAMENTO DE LICITAÇÕES SÓ SERÁ POSSÍVEL COM PORTAIS DE TRANSPARENCIA DAS PREFEITURAS SENDO EFICIENTES
Por recomendação de alguns governos estaduais a adoção de home office tem sido adotada para as atividades frente ao controle de contaminação pelo vírus Covid-19. Mesmo com tais medidas e cuidados, o Sistema Observatório Social do Brasil, que coordena hoje no país mais de 150 unidades em 17 estados, não vai parar suas atividades. Mesmo de casa, técnicos e voluntários continuarão monitorando os processos de licitação, editais e certames, realizados pelas prefeituras e câmaras municipais.
Para que isso aconteça com sucesso, os portais da transparência dos municípios precisam estar acessíveis, com fácil localização das informações e o principal, atualizados. O Sistema OSB toma a iniciativa de comunicar oficialmente as prefeituras e câmaras municipais para que mantenham seus dados sobre compras e gastos em dia, afim de colaborar com o monitoramento dos cidadãos, visando fortalecer e fomentar o controle social.
Segundo Belonice Sotoriva, contadora, vice-presidente do Sistema OSB, é “importante ressaltar que as ações adotadas pelos voluntários são pautadas na Lei de Acesso à Informação (LAI – nº 12.527/11) e na Lei da Transparência (LC 131/2009), que regulamentam o acesso à informação pública e obrigam todos os órgãos de todas as instâncias a disponibilizarem seus dados em portais de transparência, em tempo real, especialmente sobre a execução orçamentária e financeira”.
PREGÃO ELETRÔNICO
Na mesma oportunidade, o Sistema OSB por iniciativa pró-ativa, orienta aos Observatórios, adesão à campanha interna para que, encaminhando ofícios às prefeituras e câmaras municipais, recomende àquelas que ainda não o fazem, adotem imediatamente a modalidade Pregão Eletrônico para as aquisições de bens e a contratação de serviços comuns.
Para Willian Karan Junior, coordenador técnico da unidade de Franca-SP, do Sistema OSB, “a adoção do modelo Pregão Eletrônico, como medida preventiva, por exemplo, evitaria o contato das pessoas (como acontece no pregão presencial) até que a pandemia seja amenizada e não traga mais riscos para a população e para os servidores públicos”.
Além do mais, prefeituras e câmaras estariam cumprindo a legislação federal, que já recomenda o uso da ferramenta eletrônica pela Lei 10.520 desde 2002.
O Observatório Social do Brasil espera que todos os prefeitos e vereadores estejam sensíveis a essa questão e prontos para atender ao que o momento exige de todos os brasileiros.
Saiba mais sobre o Observatório Social do Brasil aqui.
DA REDAÇÃO OSB:
FELIPE ALVES
MATEUS A. PORFIRIO
ELIZ HELENA
O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.
Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br