Divulgado o calendário 2016 de Reuniões virtuais da Rede OSB

Em 2015 foram 10 reuniões gerais mensais e 15 regionais com cerca de 600 participações dos observadores

25 de janeiro de 2016 16:36

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

Idealizado no ano passado, o sistema de reuniões virtuais do Observatório Social do Brasil (OSB) está com a programação definida para 2016. Clique aqui e confira o calendário.

O modelo aplicado utiliza a plataforma Webex, de uso intuitivo e simplificado. Para participar basta que o usuário tenha uma conexão estável com internet banda larga, um microfone e fones de ouvido ou caixas de som conectados, com possibilidade de utilização de uma webcam também.

Essa possibilidade tecnológica tem sido uma ferramenta importante para garantir alinhamento de informações na Rede OSB, otimizando o tempo e recursos financeiros – pois não demanda custos adicionais com telefonia na comunicação entre observatórios sociais (OS) de todo o Brasil. Também é uma forma de conhecer o trabalho dos observatórios nos programas sugeridos, sendo uma oportunidade do OSB estar próximo e ouvir os anseios de representantes das unidades filiadas. Da mesma maneira, favorece a troca de experiências e boas práticas entre os observatórios.

Segundo a responsável pelo Serviço de Atendimento ao Observador (SAO), Cristina Lizzoni, que também coordena o Observatório Social de Marechal Cândido Rondon-PR, a participação das equipes técnicas e diretorias dos observatórios da Rede OSB, nas reuniões virtuais, representa uma oportunidade para que os observadores possam conhecer as pessoas que trabalham em outros observatórios e absorvam experiências. Cristina ainda comenta que as reuniões virtuais são uma forma eficiente para que os OS evidenciem o trabalho realizado localmente. “É a oportunidade de os observatórios locais compartilharem conhecimento prático nos encontros mensais”, explica.

Em 2015 foram realizadas 10 reuniões gerais e outras 15 reuniões regionais para definir os encontros estaduais/regionais. Ao todo foram cerca de 600 participações. Mas, segundo Cristina, o número médio de participantes pode aumentar, considerando o tamanho da rede e a importância das discussões.

Entre os principais temas debatidos nas reuniões do ano passado estão: planejamento estratégico e planos de ação; orientações sobre a 7° edição do concurso de redação com a CGU; esclarecimento de dúvidas sobre orientações normativas, abertura de novas unidades, sistema de cálculo da economia gerada aos cofres municipais e medidas para garantir a sustentabilidade dos observatórios.

Caso precise de mais informações entre em contato com a Cristina pelo e-mail sao@osbrasil.org.br

Foto: webex.com.br

 

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br