Denúncias de ilícitos eleitorais podem ser feitas pelo Whatsapp em Rondônia

Novo canal pode ser usado também para envio de fotos e vídeos sobre irregularidades cometidas por candidatos ou partidos políticos

10 de julho de 2014 17:21

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

A Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia (PRE/RO) proporciona aos cidadãos que tiverem o aplicativo Whatsapp em seu celular a possibilidade de enviar mensagens, fotos e vídeos para o número (69) 9231-3664 sobre ilícitos eleitorais. No entanto, o órgão lembra que este número é exclusivo para o recebimento de mensagens por Whatsapp e que ligações não serão atendidas.

As denúncias recebidas pelo Whatsapp não vão gerar número de protocolo. Caso o denunciante pretenda acompanhar a denúncia, o número de protocolo só será gerado se ele utilizar a Sala de Atendimento ao Cidadão, de forma presencial, ou através do formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br. Cidadãos que queiram fazer denúncias por ligação devem telefonar para o Disque Eleições, pelo número 148.

A utilização do Whatsapp como ferramenta de atuação da PRE foi discutida no Workshop “MPF e Imprensa nas Eleições de 2014”. O evento ocorreu na última quinta-feira, 3 de julho e contou com a participação de 70 jornalistas e estudantes de Comunicação. Durante o Workshop, explicou-se que a PRE é proibida de fazer consultoria jurídica, motivo pelo qual este serviço não será prestado, nem pelo Whatsapp, nem por qualquer outro canal de comunicação.

Além do Whatsapp, quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@prro.mpf.gov.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (Avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Poto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia. O telefone 148, da Justiça Eleitoral, também recebe denúncias.

Por Tele Síntese, com assessoria de imprensa

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br