Consultor do UNDEF visita Observatório Social/ADAMA

Além de reunir-se com representantes da comunidade para avaliar os impactos da parceria entre o OS de Mandaguari e o UNDEF, em 2012, Isaias Bezerra foi apresentado ao trabalho desenvolvido pela Rede OSB

04 de fevereiro de 2014 16:20

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | |

O Observatório Social de Mandaguari – PR/Adama recebeu nos últimos dias 29 e 30, a visita do Expert Local (Brasil) para avaliação dos Projetos do Fundo de Democracia das Nações Unidas (Undef), Isaias Bezerra. O propósito foi o de avaliar se houve impacto positivo na comunidade mandaguariense após a realização de projetos desenvolvidos em parceria com “Article19”, apoio da Amarribo Brasil e Observatório Social do Brasil (OSB), sendo patrocinados pelo Undef, em 2012.

Bezerra visitou o Ministério Público, a Câmara e a Prefeitura Municipal, e participou de uma reunião com representantes de segmentos da comunidade que se fizeram presentes nos eventos realizados pelo Observatório Social de Mandaguari/Adama, em parceria com o Undef, em 2012. A intenção foi rememorar as ações desenvolvidas para avaliar os resultados alcançados.

Isaias Bezerra também esteve reunido com a diretora executiva do OSB (Rede OSB), Roni Enara, para tratar de assuntos envolvendo possíveis projetos que poderão ser desenvolvidos em parceria. A reunião teve também como objetivo apresentar ao representante do Undef a metodologia, as dificuldades e os resultados dos trabalhos realizados pela Rede, em 14 Estados brasileiros.

Encantado com o trabalho desenvolvido, Bezerra considerou que mundo precisa ter conhecimento de que os recursos investidos nessa área geram importantes resultados, e a percepção que teve dos resultados alcançados deverá estar presente no relatório a ser enviado ao Undef – que ficará disponibilizado no site da ONU.

Isaias Bezerra também esteve reunido com a diretora executiva do OSB (Rede OSB), Roni Enara, para tratar de assuntos envolvendo possíveis projetos que poderão ser desenvolvidos em parceria. (Foto: Divulgação/OS de Mandaguari/Adama)

Em Mandaguari a parceria começou a ser elaborada em setembro de 2011, tendo como objetivo principal a conscientização dos cidadãos sobre seus deveres, obrigações e direitos; promoção da educação fiscal; busca da efetivação do controle social; e respaldo nos princípios da justiça social.

Eventos ao longo do ano trouxeram à tona assuntos como Lei de Acesso à Informação, Lei de Transparência, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei de Improbidade Administrativa, Educação Fiscal, Controle Social, Consolidação da Democracia, e, a existência e atuação do Observatório Social de Mandaguari/Adama, na comunidade.

Foram abordados temas como “Conscientização sobre o direito à informação e a construção da cidadania”, com palestra magna conduzida pelo Dr. Marcílio Hubner – Mudi/Uem, “Cidadania se conquista através de conhecimento, liberdade de expressão e ação”, que possibilitou o treinamento de servidores públicos mandaguarienses e de cinco municípios vizinhos, além de capacitação de autoridades, segmentos organizados da sociedade civil e comunidade em geral. O ex-presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Dr. Anderson Furlan, foi o palestrante na ocasião.

Outro evento, com o tema “Cidadania – Construção Coletiva”, contou com a palestra do, na época, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Dr. Fernando Augusto de Mello Guimarães, e reuniu um público de aproximadamente 465 pessoas.

O UNDEF

O Undef oferece financiamento para projetos de promoção e apoio à Democracia, projetos que fortalecem a voz da sociedade civil, promovem os Direitos Humanos e incentivam a participação de todos os grupos nos processos democráticos. São muitos os projetos inscritos, mas, em média, apenas dois a três por cento deles são aprovados.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br