Cascavel sedia Encontro de Observatórios Sociais do Paraná

Pelo menos R$300 milhões já foram economizados, consecutivamente, nos últimos dois anos em 80 cidades do país com atuação dos OS

26 de agosto de 2014 16:39

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | |

Cascavel sedia nesta semana, dias 28 e 29, o 2º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Paraná. O evento, promovido pelo Observatório Social do Brasil (OSB), será realizado na sede da OAB no município, abrindo uma série de encontros pelo país, abrangendo 11 estados brasileiros.

Após a abertura oficial, a partir das 14 horas, com apresentação de ações e resultados do trabalho, o diretor da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado, Márcio José Assumpção, profere a palestra magna do encontro sobre “Fiscalização de Contratos Públicos”.

Os encontros estaduais têm o objetivo de fortalecer a Rede, capacitando e ainda propiciando a troca de experiências entre os integrantes. Durante os dois dias, os participantes discutirão o planejamento estratégico da Rede, incluindo orientações de gestão dos OS como, por exemplo, aspectos legais, administrativos e éticos, parcerias e sustentabilidade, comunicação e projeção de imagem.

A Rede OSB é composta atualmente por 80 Observatórios Sociais, formados por cidadãos e entidades que atuam na prevenção da corrupção através do monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até a entrega do produto ou serviço. A estimativa da entidade é que pelo menos R$300 milhões já foram economizados, consecutivamente, nos últimos dois anos no país.

Merenda Escolar – No Encontro dos Observatórios Estaduais do Paraná, a Merenda Escolar e a Lei Anticorrupção serão temas especiais abordados no evento, com as orientações e procedimentos para o trabalho dos OS nestas áreas.

Segundo o presidente do OSB, Ater Cristofoli, a Rede OSB terá como uma das prioridades o monitoramento da merenda escolar. “Há muitos indícios, provas e processos na justiça que mostram que esse serviço não tem chegado às crianças como deveria em muitos municípios brasileiros, na quantidade e qualidade”, afirma o presidente do OSB.

Cronograma – Nos meses seguintes, os Encontros Estaduais acontecem em Santa Catarina, 11 e 12 setembro, e Rio Grande do Sul, dias 29 e 30 de setembro. Entre meados de outubro e final do mês, ocorrem os encontros das regiões de SP/RJ/MG e MS/MT/RO/GO/PA, respectivamente.

Serviço:
2º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Paraná
Data: Dias 28 e 29 de agosto de 2014
Horário: dia 28 das 14h às 21h e dia 29 das 9h às 17h
Local: OAB – Cascavel
Endereço: Av. Assunção, 668 – Alto Alegre
Informações: secretaria@osbrasil.org.br
Contato: 41 3307-7058

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Heitor Stockler de França, 356, sala 101 | Centro Cívico | Curitiba – PR
CEP: 80.030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: contato@osbrasil.org.br