Semana #2
Um Pacto pelo Brasil

Painelistas Renomados Trocam Conhecimento e Experiência com Público

O 5° Congresso Pacto Pelo Brasil vem mostrando o quão importante é conectar pessoas, instituições e processos, em uma agenda colaborativa, acessível e inclusiva. A alta qualidade dos palestrantes pode ser constatada também nesta segunda semana na programação do evento digital e gratuito. Referências em suas iniciativas, nomes como Andriei Gutierrez (IBM), Emílio Loures (INTEL), Francisco Soeltl (Instituto MicroPower), no painel da noite de 31/08, puderam falar um pouco com o público sobre IOT – Internet das Coisas, 5G, E-Digital e pautas importantes para o fomento da transformação digital brasileira, bem como do impacto dessas novas tecnologias nas cidades brasileiras.

Destaques importantes da semana, os painéis AGRO 4.0 e INDUSTRIA 4.0, apresentaram painelistas que fazem acontecer nos dois importantes setores da economia, setores estes que representam mais de 40% do PIB brasileiro, e apresentam diretamente impacto econômico nas cidades brasileiras, na geração de emprego, arrecadação tributária e bem-estar na vida do cidadão.

No painel AGRO 4.0, Paulo Martins, da EMBRAPA, mediando com maestria, trouxe a oportunidade de conhecermos um pouco mais o Agro Digital, o protagonismo do jovem brasileiro no campo e as positivas oportunidades sociais e econômicas que o legado do AGRO deixa para famílias, sociedade e cidades brasileiras. Convidados de importantes projetos na FAEMG, no SEBRAE/GO, na COTRIJAL/CCGL/RS e CNA JOVEM, puderam apresentar os caminhos que estão sendo trilhados no novo agro brasileiro, cada vez mais inovador. Um ponto importante do painel foi a integração entre campo e cidade que a tecnologia tem propiciado.

A Indústria brasileira esteve presente e mostrou sua pujante força no painel INDÚSTRIA 4.0. Convidados renomados como Cândida Beatriz Oliveira – gerente executiva de inovação da CNI, Jefferson de Oliveira Gomes – superintendente de inovação e tecnologia do SENAI e Carlos Eduardo Pereira – diretor de operações da Embrapii, mediados por Roberto Zardo – conselheiro do Observatório Social do Brasil, refletiram sobre a evolução industrial permanente e onde essa indústria digital pode chegar com inteligência artificial e pessoas mais capacitadas e prontas nas suas cidades para o futuro digital.

A agenda da semana ainda contou com painel CIDADE EMPREENDEDORA, onde o Sebrae apresentou seu programa de fomento ao empreendedorismo nos municípios. Nossos convidados foram Mauricio Tedeschi – SEBRAE NACIONAL e Kassiele Nardi – SEBRAE/MS, que conversaram com os prefeitos das cidades de Chapadão do Sul/MS e Rio Brilhante/MS sobre a importância do empreendedorismo para as cidades brasileiras além do legado de impacto transformador na sociedade local.

Inteligência Artificial também foi tema no mesmo dia 02/09 e esse bate papo incrível foi mediado por Cristina Seciuk, jornalista/comentarista de economia da Gazeta do Povo que conversou com os convidados Eliana Emediato – Coordenadora-Geral de Transformação Digital do MCTI e Andriei Gutierrez – IBM, sobre a ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, confira GRATUITAMENTE AQUI TODO O PAINEL.

SEMANA 3

Na próxima semana de setembro os painéis acontecem nos dias 09 e 10. Dia 09, a partir das 13h30 acontece o painel EDUCAÇÃO, PROJETO NA MORAL @namoralmpdft .
Dra Luciana Asper APRESENTA o projeto e destaca a importância de se fomentar um ambiente integro nas escolas brasileiras.

Ainda no dia 09 acontece 1º ENCONTRO DE SMART CAMPUS. A Facens, parceiro organizador do Congresso Pacto Pelo Brasil se reúne com Smart Campus Mauá, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Smart Campus Inatel, Parque Tecnológico Itaipu, Smart Metrópolis UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Smart Campus Unicamp, Smart Campus Newton Paiva, ITA Smart Campus e Suzano Cidade Inteligente para pela primeira vez para fazer a interação tecnológica do setor.

Seguindo a programação, dia 10 acontece a seguinte agenda:

– 09h, INOVAÇÃO & INTEGRIDADE, CIDADES INTELIGENTES;

– 14h, INCLUSÃO DIGITAL, PÚBLICO 60+ by FACEBOOK;

– 15h, MULHERES NA INOVAÇÃO;

O Pacto pelo Brasil

Com a intenção de oportunizar acesso gratuito e democrático, o 5º Congresso Pacto Pelo Brasil conta com inscrição e transmissão tanto pelo Facebook quanto pelo Youtube, sempre no canal @OSdoBrasil.

Para Ronaldo Dias(1) e Jean Pedroso(2), ambos vice-presidentes do Sistema OSB, o Congresso…

“(1)…é um trabalho de proporções colossais, gratuito e em formato On line (desafiador tecnicamente). Com especialistas de renomadas instituições e todos elogiando o trabalho da organização do evento…”  –|-  “(2)…Este evento é fruto operacional de uma equipe e organizadores e que acreditam no propósito do Pacto Pelo Brasil. Parabéns ao nosso time, aos nossos patrocinadores, aos nossos parceiros organizadores e apoiadores, quem ganha é a sociedade brasileira.”

Com a temática “GESTÃO INTELIGENTE DE CIDADES”, o evento acontece de 24/08 a 23/09 de maneira 100% online e conta com inscrições GRATUITAS, disponíveis aqui.

5 semanas de programação e conteúdo positivo e propositivo para o Brasil, uma proposta de alta relevância para o fomento de soluções inteligentes para as cidades. O Sistema OSB, atento ao momento social e frente ao combate à pandemia em todo o mundo, mantém a edição 2021 em ambiente virtual para que o debate de temas tão prementes para o Brasil e a colaboração desta agenda possam ser mantidos em prol da eficiência, da inovação e da integridade em nossas cidades, tudo sempre ao vivo nas principais redes sociais de transmissão no canal @OSdoBrasil.

Assista aqui todos os vídeos sobre o Congresso:

Por dar acesso à pautas que discutem o futuro das cidades, da sociedade e do cidadão, o 5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL se destaca por…

“… ser uma vitrine democrática, de agendas, discussões e reflexões que impactam o dia a dia do cidadão e das cidades de nosso país não podem apenas ficar restrita ao ambiente de governo e iniciativa privada, é preciso incluir o cidadão, seja opinando, seja ouvindo, ele precisa saber o que acontece e o que o espera num futuro a curto prazo do ponto de vista digital e tecnológico, e o Sistema OSB acerta ao oferecer um Congresso desse porte, com agenda tão seletiva de forma gratuita para a sociedade brasileira…”

… afirma Felipe Alves, Coordenador de Comunicação do Observatório Social do Brasil.

 

O Congresso tem programação com palestras e workshops até 23/09. Para Universitários importante lembrar que o evento virtual oferece CERTIFICADO DE HORAS COMPLEMENTARES para os inscritos. Confira mais detalhes aqui.

SERVIÇO:    

5º CONGRESSO PACTO PELO BRASIL

Data: 24 de agosto à 23 de setembro de 2021. 

Assista Oficialmente em: YouTube @OSDOBRASIL

Programação, Inscrições e mais informações:  pactopelobrasil.org.br

Patrocínio / Apoio institucional: pactopelobrasil@osdobrasil.org.br  / desenvolvimento@osdobrasil.org.br

Imprensa: imprensa@osdobrasil.org.br / imprensa.assessoria@osbrasil.org.br

Programa: assessoria@osdobrasil.org.br

Patrocínio do 5º Congresso Pacto pelo Brasil

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br