Voto consciente é alvo de campanha de Observatório Social no Oeste

Iniciativa tem o objetivo de fortalecer o combate a práticas ilegais

16 de junho de 2014 15:05

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

Os Observatórios Sociais que integram o Núcleo Oeste do Paraná estão se preparando para lançar o movimento em defesa do voto consciente nas eleições gerais. O objetivo da iniciativa é promover uma série de ações em toda a região para envolver, sensibilizar e engajar a população sobre a importância do voto consciente e de eleições limpas.

“A ideia é conscientizar e fortalecer o combate a práticas ilegais que ocorrem nas eleições e também permitir que os eleitores conheçam melhor os candidatos”, afirmou a coordenadora do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon, Cristina Luísa Lizzoni.

Ela enfatizou a importância do movimento como forma de participação e conscientização da sociedade. “Votar é um meio de participar, influir e assumir a responsabilidade na vida política do país. Não basta votar por votar. É preciso votar com liberdade e consciência. Deve-se saber em quem está votando”, frisou Cristina.

Para atingir os eleitores da região, os Observatórios Sociais irão elaborar material educativo e informativo aos municípios que aderirem à campanha.  Segundo ela, serão realizadas palestras e distribuídas cartilhas aos adultos, jovens e até crianças, informando sobre a importância do voto.

O material a ser usado seguirá o mesmo molde do utilizado pelo Observatório Social de Marechal Cândido Rondon na eleição municipal de 2012. A campanha começou a ser elaborada na semana passada, quando representantes do Núcleo Oeste, que reúne os Observatórios de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Goioerê e Guarapuava, se reuniram em Cascavel para traçar as diretrizes da campanha pelo voto consciente.

“Foi a primeira reunião de uma série que vamos realizar para definir quais as ações que vamos realizar em conjunto, e isso vai dar visibilidade ao nosso trabalho”, afirmou Cristina.

Entidades

A campanha pelo voto consciente não se resume apenas aos Observatórios Sociais, mas a uma rede de entidades preocupadas com a conscientização e engajamento dos eleitores. Dentre elas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), MP (Ministério Público), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a própria Justiça Eleitoral.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo, mantém a campanha Brasil Eleitor, que tem o objetivo de incentivar os cidadãos a votarem de forma consciente em outubro próximo. A iniciativa aborda a importância do voto dos jovens e diz que exercer a cidadania é “ter consciência de que uma atitude individual influencia no todo”.

 

Via O Paraná

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br