Viagem de vereadores ao Nordeste é considerada irregular pelo Observatório Social

Dois legisladores gastaram R$ 8,4 mil para acompanhar um desfile em Caruaru (PE) em julho deste ano. Para o Observatório, caso é de improbidade administrativa

20 de setembro de 2013 18:59

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | | | | |

Dois vereadores de Apucarana podem ser obrigados a devolver R$ 8,4 mil utilizados em uma viagem aos cofres da Câmara Municipal. O pedido foi feito pelo Observatório Social daquele município, sob a justificativa de que a visita a um polo de confecções em Pernambuco não é atribuição dos legisladores. As informações são da RPCTV.

A viagem foi feita pelos vereadores Luiz Cordeiro Magalhães Filho (PT) e Mauro Bertoli (PTB) em julho deste ano. Eles foram a Caruaru (PE) para acompanhar um desfile de moda e conhecer o polo local de confecções. Na conta estão incluídas as passagens aéreas, as diárias de hotel e o aluguel e o abastecimento de um carro.

Para a secretária executiva do Observatório Social de Apucarana, Lucileide Jacinto, os vereadores cometeram improbidade administrativa. “Essa motivação não se enquadra dentro da atividade do Legislativo determinada pela própria Constituição”, explicou, em entrevista à RPC TV.

O vereador do PT, que também é vice-presidente da Câmara, disse, em entrevista à RPC TV, que o objetivo da viagem era viabilizar um polo de confecções nos mesmos moldes em Apucarana. “Temos empresas informais e queríamos saber mais da formalidade, da criação de marcas e como eles [em Caruaru] obtiveram sucesso.”

Um ofício do Observatório Social de Apucarana foi enviado ao Ministério Público (MP). O pedido é que seja aberta uma investigação sobre o caso. “Houve uma despesa desnecessária, a nosso ver, e que precisa ser apurada. Caso [o dano aos cofres municipais] seja confirmado, tem de haver o total ressarcimento”, esclareceu Lucileide.

Por Fábio Calsavara, com informações da RPCTV
Via Jornal de Londrina

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br