Teresópolis terá Observatório Social

Trabalho visa impedir a aplicação irregular de verbas públicas

13 de outubro de 2014 16:14

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Uma assembleia marcada para acontecer no dia 22 de outubro vai oficializar o lançamento em Teresópolis do Observatório Social. Assim como acontecem em outras 85 cidades em todo o território nacional, o Observatório é uma experiência na qual a sociedade, na forma de associação, atua no sentido de prevenir a aplicação irregular das verbas públicas.

O trabalho consiste principalmente no acompanhamento dos processos licitatórios, desde as publicações dos editais, passando pela formalização da compra, até a entrega do produto. Além de comparar os valores da compra com os que são praticados no mercado, há também uma atenção para qualidade e quantidade do produto que será entregue. Tudo com respaldo nacional da própria entidade e chancela de representações como Federação Nacional do Comércio (Fecomércio), Serviço Social da Indústria (Sesi), OAB, entre outras.

De acordo com o advogado Marco Aurélio Benedito Alves, que representa a OAB na comissão eleitoral que trabalha na instalação do Observatório em Teresópolis, o espaço surgiu em alguns municípios onde os cidadãos concluíram que não bastava apurar a má aplicação de uma verba pública e gerar uma punição ao gestor.

“Isso não trazia efetivamente aquele valor de volta ao serviço público ao qual ele é predestinado. Então, essa iniciativa surgiu no sentido de prevenir que aquela verba se perdesse. A partir daí, há mais de dez anos, iniciando em municípios do Sul do país, foram sendo criados vários Observatórios Sociais que hoje gravitam em torno de uma entidade nacional, que é quem viabiliza toda tecnologia, metodologia e apoio para que possam acompanhar devidamente essas aplicações”, explica.

Via O Diário

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Curitiba / PR
CEP: 80030-000
Telefone: @OSdoBrasil - Direct Redes Sociais
E-mail: contato@osbrasil.org.br